PINHEIRAL ADERE A CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO
CONFIRA
PINHEIRAL ADERE A CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO
Dia D de vacinação da campanha será no próximo sábado, 16 de outubro
Até o dia 29 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral cumprirá a Campanha Nacional de Vacinação que promove a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Efetuada em todas unidades de saúde do município, de segunda a sexta, de 8h às 17h, a campanha é realizada por meio do Ministério da Saúde e abrange um total de 18 imunizantes para aplicação com o objetivo de melhorar a taxa de cobertura vacinal e reduzir a incidência de doenças preveníeis no país. Além disso, no próximo sábado (16), Pinheiral terá o Dia D de vacinação da campanha, que também será realizada em todas as unidades de saúde, de 8h às 17h.
Entre as vacinas disponíveis, estão BCG, hepatite B, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetraviral, hepatite A, DTP, varicela e HPV. Já para os adolescentes estão incluídas os imunizantes contra HPV, dT, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e maningocócica ACWY.
Essa campanha é muito importante para ressaltar a relevância da vacina e da imunização de todos, visto que nos ajuda a erradicar e a manter erradicadas doenças que já não estão mais entre nós graças às vacinas. É de conhecimento comum que algumas doenças como o sarampo voltaram a surgir devido à falta de vacinação, e não queremos de forma alguma que isso se torne algo corriqueiro em nosso país, disse o secretário de saúde, Everton Alvim.
COVID-19
Pensando em otimizar a vacinação contra a Covid-19 no município e em melhor atender as pessoas que porventura ainda não tenham se vacinado, ou possuem dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral irá realizar também a repescagem da 1ª e 2ª dose da Coronavac e, também a 2ª dose dos imunizantes da Pfizer e Astrazeneca, além da aplicação da 3ª dose de reforço em idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. Lembrando que é necessário um intervalo de 6 meses entre a 2ª e a 3ª dose e, que, de acordo com o Ministério da Saúde, o recomendado para aplicação da 3° dose é a vacina da Pfizer.
Vale ressaltar que para se vacinar basta comparecer a unidade básica de saúde de seu bairro com a caderneta e o cartão de vacina em mãos.