PINHEIRAL SEDIA 4ª REUNIÃO DO ARRANJO PRODUTIVO DO CAFÉ DO VALE DO CAFÉ
CONFIRA
PINHEIRAL SEDIA 4ª REUNIÃO DO ARRANJO PRODUTIVO DO CAFÉ DO VALE DO CAFÉ
Nesta quarta-feira (20), às 14h, o auditório da Prefeitura de Pinheiral recebe a 4ª reunião técnica do Arranjo Produtivo (APL) do Café do Vale do Café, projeto que tem o objetivo de fortalecer a produção de café, o valorizando como um importante produto turístico para nossa região. Após ser lançado em Vassouras, o projeto que passou pelas cidades de Valença, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento.
Como parte da programação estão inclusos três painéis, sendo: o Fatores Positivos na Reintrodução da Cultura no Vale do Café, ministrado por Paulo Roberto, produtor, cafeicultor e vice presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (ASCARJ), com início às 14h15. Logo após, às 15h, será o painel de Novas Perspectivas para a Cafeicultura de Montanha no Vale do Café/RJ, ministrado por Marcelo Motta, produtor e cafeicultor na região do Vale do Café. Para finalizar, Marcos Belo Costa Ferreira, supervisor regional serrano da Emater Rio, ministrará o painel sobre Melhoria da Qualidade da Produção Cafeeira e a Integração entre as Regiões Produtoras, às 16h.
A abertura institucional será realizada pelo prefeito Ednardo Barbosa, pelo Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa e pela Subsecretária do Estado de Desenvolvimento Econômico, Marina Esteves.
Júlio Barbosa, Secretário Municipal de Desenvolvimento, falou sobre o projeto e as benfeitorias que ele proporciona ao município e a região como um todo.
Pinheiral é uma das cidades que compõem o Vale do Café e isso é motivo de orgulho por entender que fazemos parte de um momento tão importante da história do país. O evento APL do Café foi criado exatamente para incentivar que o "produto café" não fique apenas na nossa história, mas que vire novamente uma realidade de produção e cultivo. Nosso objetivo é estimular e apoiar nossos produtores ao plantio do café, incentivando e orientando através da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Rural e estimulando através da Secretaria de Turismo o projeto de "Turismo Rural" que já tem dado muito certo em várias cidades, sendo uma grande vertente para nós. Com isso, geramos emprego, renda e novas oportunidades a serem exploradas trazendo desenvolvimento econômico para nossa cidade, explicou.