Noticias

PREFEITURA DE PINHEIRAL ALERTA SOBRE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Confira!

PREFEITURA DE PINHEIRAL ALERTA SOBRE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Números cresceram significativamente durante a pandemia da Covid-19

Devido ao crescente número de denúncias de violência contra pessoas idosas, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) faz um alerta sobre a prevenção à violência contra idosos.

De acordo com dados levantados pela Agência Brasil, No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil. Os números foram comparados com os anos de 2019 quando as denúncias de violência contra pessoas idosas representavam, 30% do total de denúncias de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos. No fim de 2020, com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o número observado em 2019 aumentou 53%, passando para 77,18 mil denúncias.

Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequência se tem notícia de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

- No município nós temos o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o CREAS, onde temos uma equipe de profissionais técnicos, psicólogos, assistentes sociais e advogado que trabalham orientando e acolhendo esse público no caso de violência contra a pessoa idosa. No mais, toda a população deve estar em alerta com relação aos cuidados com a pessoa idosa.  E em caso de dúvida procure a assistência social para orientação. É importante pontuar que em nosso município além do CREAS temos também o Conselho Municipal da Pessoa Idosa caso alguém queira participar realizamos reuniões mensais na Casa dos Conselhos – disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello ao acrescentar que para mais informações basta entrar em contato com a secretaria através do telefone 3356-3084.