CONSELHO TUTELAR DE PINHEIRAL RECEBE NOVO VEÍCULO
Confira!
CONSELHO TUTELAR DE PINHEIRAL RECEBE NOVO VEÍCULO
O veículo foi simbolicamente entregue ontem (quinta-feira 26), pela ministra Cristiane Britto em cerimônia no Rio de Janeiro
O Conselho Tutelar de Pinheiral recebeu um novo veículo para reforçar o trabalho no município. Em cerimônia realizada ontem (quinta-feira, 16) no Rio de Janeiro, que contou com a presença da vice-prefeita Sediene Maia e do conselheiro tutelar, Robson Neves Guilherme, o veículo foi entregue pela titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto. Foram entregues 56 veículos aos conselhos tutelares de 49 municípios do estado.
A vice-prefeita Sediene Maia fala sobre a importância do novo veículo para o trabalho do Conselho tutelar.
- Todo e qualquer investimento nas condições de trabalho do Conselho tutelar é fundamental. O veículo recebido vai ajudar na mobilidade dos Conselheiros no sentido de garantirem a prevenção, segurança e proteção de nossas crianças e jovens. A demanda de atendimento, infelizmente vem aumentando muito. O veículo será de muita valia – ressaltou a vice-prefeita.
- Nossos conselheiros são os verdadeiros heróis. O Conselho Tutelar é a ponta de lança. É um dos primeiros a bater de frente com os abusadores e fazer o atendimento à criança vítima de violência. É aquele que abraça, ouve, acolhe e conforta. Nada nos alegra mais do que fortalecer este que é um dos principais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança - destacou a ministra durante a cerimônia.
Maio Laranja
A campanha Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, também foi lembrada durante o evento. De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Maurício Cunha, a ação é uma oportunidade para falar sobre essa violação de direitos, que é uma das principais violências cometidas contra este público.
"Essa é uma entrega extraordinária, em parceria com o parlamento brasileiro, que vem coroar o Maio Laranja. Fortalecendo os Conselhos Tutelares, a sua estrutura e capacitando os conselheiros, nós estamos contribuindo, junto com várias outras ações do Governo Federal, para a proteção das nossas crianças e adolescentes", afirmou.
Disque 100
Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes, o MMFDH dispõe do Disque 100. A Central, coordenada pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), registra as denúncias diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.
As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, pelo Whatsapp (61 99656-5008) ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil — ferramenta que conta com acessibilidade para pessoas com deficiência.
*Com informações do Ministério da Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos