Abril Laranja: Prefeitura de Pinheiral promove atividades voltadas para a causa animal

Objetivo é alertar a sociedade sobre os maus tratos contra animais

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), em parceria com o CIRAC (Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais LTDA), do Grupo de Protetores Meu querido Vira-Lata e a Associação Pinheiral Protetora dos Animais, promove neste sábado, 29, na Praça Luiz Gonzaga, (Centro), juntamente com a Feira dos  Produtores Rurais, a partir das 8:30hs, atividades voltadas para a causa animal, tendo em vista a lei Municipal n°1187/2021 que instituiu a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos animais e estabelece o mês de abril para alertar e combater os maus- tratos aos animais. O objetivo das atividades é prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater veementemente a crueldade contra todos os animais.

O evento contará com a participação de dois grupos de Protetores de animais, que são eles: Meu querido Vira-Lata e a Associação Pinheiral Protetora dos Animais. Serão realizadas ações como o encontro contra Abandono, Maus tratos e Bem-Estar dos animais, adoção de animais com a participação do CIRAC, espaço solidário onde grupos de protetores envolvidos na causa com bazar, artesanato e gêneros alimentícios onde toda verba será revertida para a causa animal.

De acordo com o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Wilton Soares da Fontes, a ação visa alertar a população sobre o crime de maus tratos aos animais e a importância dos cuidados que devem ser direcionados a eles.

-O abril Laranja deixa um claro alerta que a crueldade animal não pode ser tolerada em hipótese alguma e isso vale tanto para os animais domésticos, quanto para animais silvestres e exóticos. Nenhum ser vivo merece ser vítima de maus-tratos e é importante proteger todos os animais, que muitas vezes são indefesos e vulneráveis. O intuito do evento é para definir e caracterizar o bem-estar animal e, consequentemente os maus-tratos contra eles. Utiliza-se o princípio das “cinco liberdades”, estar livre de fome e sede, de desconforto, de dor, doença e injúria, ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e  livre de medo e de estresse- disse o diretor.