Agentes da Defesa Civil e do Meio Ambiente de Pinheiral participam de capacitação sobre fogo em vegetação

5 profissionais participaram do encontro

Agentes da Defesa Civil  e do Meio Ambiente de Pinheiral participaram na última quinta-feira (29/06), de uma Capacitação relativa a "Fogo em Vegetação” promovida pelo Instituto de Estadual do Ambiente (INEA). O encontro foi realizado na Sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia e o objetivo foi abordar a problemática e seus aspectos operacionais, legais, notificações, assim como ações educativas, sociais, dentre outros.

As queimadas causam muitos prejuízos ambientais pela degradação do solo, matam animais, poluem o ar e, associadas ao clima seco, aumentam a incidência de problemas respiratórios, além de causar inúmeros danos a saúde. Na cidade de Pinheiral, queimada, mesmo que em terreno particular, é crime ambiental, os autores da infração estão sujeitos a multas que variam entre R$ 472 a R$ 944 conforme a URF de R$ 4,72 em vigência no município.

O Diretor do departamento municipal de Defesa Civil, Dickson Widdman afirmou que a qualificação dos agentes faz parte da estratégia de combater a ação criminosa.

- A presença dos profissionais no combate aos incêndios contribui muito com a qualidade de vida da sociedade, com a redução de fumaça e das ondas de calor. A capacitação é ainda mais importante porque ela prepara os agentes que vão atuar de forma segura – afirmou.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones (24) 3356-6746 de segunda a sexta-feira das 8 às 17 e após às 17, fins de semana e feriados através do (24) 9.9968-3826.