Agentes de saúde e de endemias de Pinheiral concluem o Curso Técnico do Programa “Saúde com Agente”

Cerimônia de formatura foi realizada no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira,15, a formatura de 45 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O evento foi realizado no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS) e contou com a presença dos formandos, familiares, profissionais da saúde e autoridades.

O Saúde com Agente, é um programa de formação técnica na área da saúde, sendo uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com adesão opcional dos municípios, cujo objetivo é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com uma iniciativa pioneira, impactando positivamente os indicadores de saúde e a qualidade de vida de todos os cidadãos, visando à excelência nos serviços de saúde.

Estiveram presentes no evento o prefeito da cidade Ednardo Barbosa, vice-prefeita, Sediene Maia, secretários de Saúde, Everton Alvim, Finanças, Wanderson Siqueira, os vereadores Leonardo Barros e Leonardo Cabral, além da coordenadora da Atenção Básica do município, Rafaela Roquini, o tutor do curso, José Henrique e a preceptora, Elisiane Fraga.

De acordo com o prefeito Ednardo Barbosa, a cerimônia foi o momento de celebrar a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, comemorar sua adesão e elevar o conhecimento de cada um para melhor atender às famílias.

- Agradeço profundamente a todos os formandos por terem se dedicado a este curso e pelo comprometimento com à população. Estamos certos de que o empenho de todos refletirá na melhora dos indicadores de saúde e na qualidade de vida dos munícipes. Só temos a ganhar e evoluir com a capacitação desses profissionais - declarou.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelos agentes e afirma que a gestão busca investir nos profissionais com a certeza de que farão o melhor pela população.

- A área da saúde está em constante evolução e é primordial promover ações que aprimorem as habilidades dos nossos profissionais. Entendemos que a melhor formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias permite o aperfeiçoamento do atendimento, além de aumentar o comprometimento com as políticas municipais de saúde. Os agentes são a ponte entre os cidadãos e o governo e é através deles que continuamos trabalhando para oferecer o melhor para as famílias - disse.

A coordenadora da Atenção Básica de Pinheiral, Rafaela Roquini, parabenizou os agentes que concluíram o curso que irá agregar positivamente na trajetória profissional de cada um.

- Capacitar cada vez mais nossos profissionais é um dos caminhos mais eficientes na melhoria do atendimento à população. Quero parabenizar a todos os formandos que se dedicaram durante toda a duração do curso e temos a certeza de que demos mais um passo importante no que diz respeito à melhoria no atendimento aos nossos moradores - afirmou.