Casa de Cultura é inaugurada em Pinheiral

Objetivo é atender às demandas socioculturais da cidade

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), realizou, na última sexta-feira, 15, a cerimonia de inauguração de mais um investimento para a população, desta vez, a Casa de Cultura. O espaço, recebeu o nome de Carlinhos Pantera, em homenagem póstuma a Carlos Augusto da Cunha Carvalho, estimado morador pinheiralense que tanto contribuiu para a expansão artística e cultural do município. O objetivo da Casa de Cultura, que  está localizada na Praça Teixeira Campos é atender às demandas socioculturais da cidade e expandir ainda mais os trabalhos dos fazedores de cultura da localidade.

Estiveram presentes no evento, o prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, vice-prefeita, Sediene Maia, secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa,  secretários de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, Carlos Henrique, Governo, Estanislau Corrêa, Saúde, Everton Alvim, controlador geral, Francisco Lopes,  vereadores Mário Arthur, Carina Valim, Cardoso Gugu e Demóstenes Nunes e os familiares do homenageado.

A abertura do evento contou com a apresentação do Coral Sol Nascente que abrilhantou a cerimônia, além de show com os cantores locais, Nandão, Marcos Russoni, Silvio Nogueira e Aline Gouvêa, que quando jovens receberam o incentivo de Carlinhos Pantera e emocionou os presentes.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa,  disse que o espaço vai agregar positivamente para a expansão dos artistas do município e agradeceu ao ex-deputado federal, Deley Oliveira, pela emenda concedida para a construção do espaço, a secretária Aline Gouvêa e sua equipe pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, por ter conseguido a emenda quando era secretário da pasta durante a primeira gestão e a todos que compareceram no evento.

- Ficamos gratos por entregar mais um importante investimento para os munícipes. Temos a certeza que a Casa de Cultura vai abrigar os artistas da cidade e expandir ainda mais o trabalho que já estamos realizando em Pinheiral. Nosso sentimento é de gratidão e emoção por homenagear o saudoso Carlinhos Pantera, antigo morador pinheiralense que exerceu uma importante influência no cenário musical da cidade e incentivou muitos fazedores de cultura. Meu agradecimento a todos os presentes e que o ano de 2024 seja de muitas conquistas- disse.

A vice-prefeita do município, Sediene Maia, expressou a alegria em participar da cerimônia e lembrou um pouco da história de Carlinhos Pantera.

- Carlinhos foi um artista completo que por onde passou deixou sua marca registrada. Sempre carinhoso e amoroso com as pessoas, incentivou muitos artistas a darem o primeiro passo na carreira. Para sempre ele será lembrado pela família que tanto amava e por nós, admiradores de seu talento- destacou.

A secretária da pasta, Aline Gouvêa expressou gratidão pelo excelente artista que Carlinhos Pantera foi e representa até hoje para a cultura da cidade e que a Casa arte será um importante instrumento de inclusão cultural.

- Quero agradecer as autoridades presentes por este momento, pois não fazemos nada sozinhos. Olhar essa praça Teixeira Campos linda me faz lembrar de um passado maravilhoso, de quando o Carlinhos Pantera tocava no local e oportunizava para os artistas da cidade apresentar o dom que por vezes não sabíamos que tínhamos e mesmo assim, ele continuava acreditando na gente. Ele era um descobridor de talentos, de pessoas e sonhos. Que tenhamos olhos de Carlinhos Pantera. Olhos de idealizador, de reconhecimento de talentos, de professor, de incentivador. Que nós, que estamos a frente da gestão, possamos ter olhos de Carlinhos Pantera- afirmou.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Mário Arthur, frisou que a Casa de Cultura vai procurar novos talentos e ser uma grande área de encontro cultural.

- Mais uma entrega do mandato do prefeito Ednardo Barbosa e vice-prefeita Sediene Maia, o que representa o comprometimento com a nossa cidade que está evoluindo a cada dia. Que a Casa de Cultura seja um multiplicador de talentos assim como o Carlinhos Pantera foi- expressou.

O filho de Carlinhos Pantera, Fagner Carvalho, esteve no evento e enalteceu a importância do espaço para os cidadãos e que a Casa de Cultura simboliza um novo tempo na cultura e na arte da cidade.

- Queria agradecer a presença de todos e tenho a certeza que onde meu pai estiver ele está feliz com essa belíssima homenagem. Agradeço também ao prefeito Ednardo Barbosa e vice-prefeita Sediene Maia pelo trabalho realizado e por ter abraçado a ideia. Esse momento ficará guardado em nossa memória para o resto de nossas vidas. Que vocês possam desfrutar desta casa com muito amor- frisou.