Coleta Seletiva: Prefeitura de Pinheiral vai iniciar ações de conscientização em bairros do município

A Coleta Seletiva será realizada a partir do dia 08 de agosto

Visando a preservação dos recursos naturais e a melhoria da disposição final dos resíduos domésticos gerados no município, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, realizará entre os dias 24 e 31 de julho, ações de conscientização para os moradores. Nesta primeira etapa, o principal objetivo é orientar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos materiais recicláveis.

Durante os seis dias, a equipe da SEMADER, visitará diversos alguns bairros de Pinheiral promovendo ações de conscientização com a distribuição de panfletos educativos, assim como montagem de tenda com material de divulgação.

A Coleta Seletiva é um serviço público de estímulo e suporte ao cidadão que adota boas práticas de gestão dos seus resíduos, incentivando-o a separar os itens que serão recolhidos e levados para a Cooperativa de Catadores Pinheiral em Ação.

Vale ressaltar que este é um serviço essencial para a cidade, pois diminuiu a quantidade de resíduos no município, gera renda extra a muitos profissionais catadores e toda a população pode ajudar separando materiais como papel, plástico, papelão, garrafas pet, caixinhas latinhas, revistas e jornais.

O secretário da pasta, Fábio Nogueira, afirma que o intuito da ação é apresentar para os cidadãos sobre a necessidade de separar corretamente os materiais e como que essa atitude contribui com o meio ambiente.

-  A atividade tem o objetivo explicar e conscientizar os moradores sobre a forma correta de separação e destinação dos materiais recicláveis, informando os horários da coleta e a importância da participação de todos.  A comercialização e transformação desses produtos gera trabalho, renda e promove a inserção social dos catadores. Todo o material será destinado para a cooperativa de catadores do município - disse.

A semana de conscientização acontece nos bairros Planalto, São Jorge, Bela Vista, Varjão, Vale do Sol e Jardim Real.

Confira a programação de coleta:

Segunda-feira, 24/07- das 14 às 16 horas- Planalto

Terça-feira, 25/07- das 08 às 11 horas e das 14 às 16 horas- São Jorge