COVID-19: DEVIDO AO SURGIMENTO DE NOVOS CASOS, PREFEITURA DE PINHEIRAL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Testes rápidos estarão disponíveis nas unidades de saúde a partir da próxima semana

Devido ao surgimento de novos casos da Covid-19, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de completar o esquema vacinal contra a doença. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) realizam a vacinação de segunda a sexta-feira, no período das 9 às 16 horas.

A secretaria informa que a partir da próxima semana disponibilizará a testagem nas UBSF. A recomendação é que todos os pacientes com sintomas de síndrome gripal façam o exame. É importante destacar que as pessoas com sintomas devem usar máscara para proteger pessoas próximas

No município 64.765 entre 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses já foram aplicadas, desse total, 7.168 doses em crianças dos 03 aos 17 anos e 3.711 em crianças dos 12 aos 17 anos. Segundo dados da coordenação das Unidades de Saúde da Família, Pinheiral possui pouco mais de 5,5 mil usuários entre os 03 e 19 anos.

Na atual etapa da vacinação, pessoas com 18 anos ou mais devem tomar a dose de reforço. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose de reforço contra a doença. E para as crianças de 3 a 11 anos, a recomendação é a aplicação de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Entretanto, o lote de vacina recomendada para a faixa etária de 3 e 4 anos se esgotou no município, tão logo um novo o lote de vacina seja entregue a retomada da vacinação desse público será divulgada.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, usou as redes sociais na manhã de ontem (quinta-feira, 10), para fazer o alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal. “Procure imediatamente uma unidade e vacine-se. Vamos continuar vigilantes e nos cuidando para evitar o agravamento da doença”, escreveu o prefeito em um trecho do seu texto.

“Se o calendário vacinal não estiver completo, significa que o indivíduo não está protegido e suscetível ao agravamento da doença. Quando existe um vírus em circulação é importante que a população esteja devidamente vacinada para que não surjam mutação e novas variantes”, orientou o secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim.