Dia Nacional de Combate a Hanseníase: Prefeitura de Pinheiral promove palestra sobre o tema

A ação foi realizada no ambulatório municipal

O dia 30 de janeiro foi dedicado à prevenção e combate à hanseníase e para alertar e conscientizar a população sobre os principais sintomas, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promoveu neste dia uma palestra sobre o assunto para os pacientes que estavam na unidade aguardando atendimento. O objetivo da apresentação, ministrada pela médica dermatologista Terezinha Eliza foi esclarecer sobre sintomas da hanseníase, doença antes conhecida como lepra, para que os casos possam receber o atendimento ideal de saúde.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que possui cura, e na presença de sintomas deve-se procurar uma das Unidades Básicas de Saúde da Família do município (UBSF). Os principais sintomas são: dor inexplicável nas articulações, manchas brancas ou avermelhadas, podendo ter formigamento ou não.

“O intuito da palestra foi trazer esclarecimento a respeito da hanseníase, uma doença que tem cura quando existe o diagnóstico precoce. Esperamos que após esse encontro, os usuários possam ficar atentos para os sinais da doença e em caso de dúvidas ou informações, a secretaria  e as unidades de saúde estão à disposição da população”, disse o secretário da pasta, Everton Alvim.

“Embora não tenhamos nenhum caso confirmado de hanseníase no município de Pinheiral a data é importante para conscientizar a população e desmistificar os preconceitos sobre essa doença milenar, que quando diagnosticada a tempo tem 100% de cura e tratamento gratuito”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica de Pinheiral, Rafaela Roquini.