Noticias

Diálogo e participação marcam a IX Conferência Municipal de Saúde

Evento reuniu gestão, profissionais e comunidade na construção de propostas para fortalecer o SUS e promover uma saúde pública sustentável

 A IX Conferência Municipal de Saúde de Pinheiral, realizada no último sábado (04), no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, promoveu um democrático encontro entre gestão municipal, profissionais de saúde e a comunidade. O evento, que teve como tema central "Por uma Saúde Pública Sustentável: construindo hábitos saudáveis com educação, atividade física e alimentação", gerou um importante espaço para diálogo e a construção coletiva de propostas visando a melhoria e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

 

O encontro contou com a presença de lideranças políticas e técnicas, além de secretários municipais reforçando o compromisso multissetorial com a pauta da saúde.

 

Em sua fala de abertura, o prefeito Luciano Muniz ressaltou a importância do evento como um canal direto de comunicação. "Estamos aqui hoje para receber e ouvir demandas para melhorar o sistema de saúde. Sei das dificuldades de fazer saúde num município pequeno, mas estamos aqui para enfrentá-las. Precisamos buscar recursos, mas, acima de tudo, melhorar o atendimento de qualidade e o acolhimento à população, pois ninguém procura a saúde quando não precisa", afirmou o prefeito.

 

O secretário municipal de Saúde, Everton Alvim, agradeceu a participação popular e destacou a abrangência do tema. "Saúde engloba todas as Secretarias. Agradeço à população presente por estar na conferência para contribuir. Este é um momento e espaço democrático para construir. Precisamos buscar projetos que deram certo e ofertar para população o que ela merece", declarou.

 

Representando o poder legislativo, o vereador Ronilton Assis (Ronilton do Cruzeiro), presidente da Comissão de Saúde, reforçou a relevância do diálogo. "É de suma importância estar em momentos como esse para a melhoria da saúde. É fundamental que a população aproveite o espaço para as suas críticas e contribuições", disse. O vereador Charles Santos (Charlinho) também marcou presença na conferência.

 

A Conferência foi marcada pela apresentação de três palestras centrais, que abordaram a sustentabilidade do cuidado em saúde sob diferentes óticas. A "Transição alimentar e nutricional: de onde viemos, onde estamos e para onde iremos" foi o tema abordado pelo Dr. Elton Bicalho de Souza, nutricionista, pós-doutor em Educação Física pela UFRJ e autor de diversos livros sobre nutrição e suplementação. Dr. Alden dos Santos Neves, nutricionista, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Coordenador do Curso de Nutrição no UniFOA abordou a "Alimentação adequada e saudável e Segurança alimentar e nutricional sustentável". Conduzida pelo Dr. Silvio Henrique Vilela, Doutor em Educação pela UERJ, Mestre em História e Coordenador do Curso de Educação Física do UniFOA, a conferência também contou com uma palestra sobre "O papel da atividade física na construção de uma Saúde Pública sustentável".

 

Após a leitura do regimento, conduzida por Lidiane Benício, membro do Conselho Municipal de Saúde, os participantes se dedicaram aos grupos de trabalho para a elaboração e aprovação de 25 propostas que serão encaminhadas aos órgãos competentes, consolidando o caráter deliberativo da Conferência.

 

O evento reforça o papel social da comunicação governamental ao promover a transparência e o engajamento cívico, garantindo que as políticas públicas de saúde sejam construídas com a participação direta da comunidade.