Noticias

Educação de Pinheiral inicia ano letivo com investimento de mais de R$ 4 milhões

Uniformes, Cartão Educação, climatização das escolas e reforma de unidades estão entre as principais ações

A Secretaria de Educação e Inovação de Pinheiral iniciou, nesta segunda-feira (02), o ano letivo de 2026 com mais de R$ 4 milhões em investimentos destinados a projetos estratégicos para a rede municipal de ensino. O anúncio foi feito durante um encontro pedagógico, realizado no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, que reuniu cerca de 700 profissionais da rede municipal de ensino.

 

O evento contou com a presença do prefeito Luciano Muniz, do secretário de Educação, Luciano Marins, além dos vereadores Jordácio Elias Mendonça, Rodinelle José de Oliveira Pereira (Canário), Ronilton Assis (Ronilton do Cruzeiro) e Charles Santos (Charlinho), e dos secretários de Governo, Vagner Soares, e de Planejamento e Gestão Estratégica, Mário Arthur.

 

Entre as principais ações destacadas, estão a entrega de uniformes, incluindo calçados, e material didático para os estudantes, a entrega do Cartão Educação, destinado à aquisição de materiais didáticos para profissionais e alunos da Educação Infantil, a climatização e reforma de unidades escolares.

 

Durante o evento, o prefeito Luciano Muniz destacou o empenho da gestão com a Educação e ressaltou que esteve presente na abertura do ano letivo no ano passado, quando assumiu compromissos com a categoria. Segundo ele, as mudanças anunciadas à época foram cumpridas. “No ano passado estive aqui, falei sobre mudanças necessárias e hoje posso dizer que cumprimos o que foi prometido. Investimos, avançamos e estamos melhorando a Educação de Pinheiral, porque acreditamos que é por meio dela que transformamos vidas”, afirmou o prefeito.

 

Já o secretário de Educação, Luciano Marins, destacou que os investimentos e ações da pasta são fundamentados em índices e dados da rede municipal de ensino.
“Estamos trabalhando com base em indicadores reais, que mostram onde precisamos avançar. A partir desses números, planejamos melhorias que serão implementadas ao longo dos próximos três anos, com foco na qualidade do ensino, na valorização dos profissionais e no desenvolvimento dos nossos alunos”, ressaltou.

 

A valorização dos profissionais da Educação se dá, entre outras ações, pela implementação da bolsa de formação para os docentes, voltada a cursos de graduação e mestrado, incentivando a qualificação contínua dos professores e contribuindo diretamente para a melhoria da aprendizagem na rede municipal.

 

Inicialmente, as unidades escolares que passarão por reforma são Manoel Teixeira Campos e Rosa Conceição Guedes. Também estão previstas a climatização das unidades Roberto Silveira, Alzira Vargas e Paulo Freire, a instalação de ventiladores e bebedouros em todas as escolas e a conclusão da Creche do Parque Maíra, ampliando o atendimento à educação infantil no município.

 

A Secretaria também destacou o avanço na tecnologia educacional, com a aquisição de tablets e chromebooks, fortalecendo o uso de recursos digitais em sala de aula. Houve ainda investimento na aquisição de materiais esportivos e pedagógicos, e utensílios de cozinha.

 

Para o segundo semestre, a Secretaria de Educação e Inovação prevê a entrega de eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e freezers, além da aquisição de mobiliários para as unidades escolares. Também estão programadas a inauguração de um espaço especializado para estudantes autistas, a implantação de um Centro Cultural voltado à formação esportiva, cultural e digital dos alunos da rede e a inauguração da Minicidade do Trânsito, voltada à formação cidadã das crianças, entre outras ações.

 

Atualmente, a rede municipal de ensino de Pinheiral é composta por 10 escolas e 9 creches, com capacidade de atendimento para mais de 4 mil alunos, reafirmando o compromisso do município com a ampliação do acesso e a qualidade da Educação.