Noticias

Educação Especial e Inclusiva encerra o ano com Festa de Natal em Pinheiral

Evento foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da SME e Profissionais do Atendimento Educacional Especializado em parcerias com as Unidades Escolares

A Educação Especial e Inclusiva da rede municipal de ensino encerrou o ano de 2024 com uma linda festa de Natal, marcando um momento de confraternização entre alunos, familiares e profissionais. O momento foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da SME e Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem muito a comemorar pelas conquistas alcançadas.

 

O trabalho para os alunos, público da Educação Especial e Inclusiva, é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais habilitados que atualmente atende a cerca de 200 crianças. As atividades são realizadas através do atendimento em Salas Regulares e do AEE. Coordenado pela Secretaria de Educação, que desenvolve ações de parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, atua de forma integrada para garantir o pleno desenvolvimento das crianças e jovens atendidos.

 

Entre as principais conquistas dos últimos anos, Pinheiral se destaca por sua crescente estrutura de atendimento na Educação Especial. Tudo teve início em 2012, com a criação da primeira Sala de Recursos Multifuncionais, o município não parou de avançar. Em 2020, foi implementada a Sala Especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 3 de Suporte e Outras Especificidades, e, desde então, o município ampliou o Serviço de AEE Itinerante, que passou a atender também alunos de creches.

 

 No final de 2022, Pinheiral foi novamente contemplado pelo MEC com a implementação de mais duas salas de Recursos para o AEE, o que representou um grande avanço na estrutura de atendimento.

 

Diante da necessidade de ampliar o atendimento, no início de 2023, foi implementado o Serviço de AEE Itinerante para atender os alunos das creches, e foi criada mais uma sala de recursos multifuncionais para o AEE, com apoio de uma iniciativa municipal.

 

Já esse ano, com o aumento no número de alunos atendidos, impulsionado pela Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado na Primeira Infância (Lei 14.480), exigiu uma reorganização dos serviços, reforçando o compromisso da Rede Municipal com a inclusão desde os primeiros anos de vida.

 

O ano também foi marcado por duas grandes formações continuadas realizadas em maio e setembro, abordando temas voltados à Educação Especial. Essas capacitações, realizadas com apoio de voluntários e profissionais do AEE, fortalecendo a prática pedagógica inclusiva. Outro destaque foi o Setembro Verde, instituído em 2023, com oficinas e ações de conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência, envolvendo toda a comunidade escolar.

 

A Pedagoga da Equipe Multidisciplinar do Atendimento Educacional Especializado, Frances Marcato, destacou o papel fundamental do trabalho realizado em Pinheiral.

"O Atendimento Educacional Especializado em Pinheiral tem sido uma referência, graças ao comprometimento de uma equipe capacitada e ao suporte das parcerias intersetoriais. Nosso objetivo é sempre valorizar as potencialidades de cada aluno, garantindo um ambiente escolar inclusivo e acolhedor”.

 

A secretária de Educação, Sueli Gentil, também ressaltou o impacto das ações na construção de uma educação mais inclusiva. "Estamos muito orgulhosos do trabalho desenvolvido na Educação Especial e Inclusiva de Pinheiral. Cada avanço reflete o esforço coletivo das nossas equipes e reafirma o compromisso da Secretaria de Educação com uma formação cidadã e inclusiva para todos os nossos alunos."

 

Natália Ferreira, mãe de uma criança com TEA, afirma que com esse trabalho, a Educação Especial e Inclusiva de Pinheiral reafirma seu papel de destaque, promovendo a valorização das potencialidades de cada aluno e consolidando o compromisso com a inclusão. "Como mãe de uma criança com TEA, é emocionante ver todo o cuidado e dedicação que a Educação Especial e Inclusiva de Pinheiral oferece. Cada conquista da minha filha é celebrada, e isso só é possível graças a esse trabalho tão acolhedor e transformador", disse.