Noticias

Educação para as relações étnico-raciais é tema de encontro de formação

Iniciativa fortalece ensino da cultura afro-brasileira nas escolas da rede municipal

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado hoje (03 de julho), foi realizado mais um Encontro de Formação Continuada com foco na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). O evento reuniu cerca de 60 profissionais da educação, entre professores, pedagogos e gestores que atuam desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Os encontros, realizados mensalmente, pretendem transformar o cotidiano das escolas ao fomentar práticas pedagógicas inclusivas e promover o reconhecimento do pertencimento de todos os estudantes. Nesta edição, o foco esteve na produção de jogos matemáticos de matriz africana, aproximando o ensino da cultura negra e ampliando possibilidades pedagógicas.

 

A abertura da atividade contou com a apresentação do grupo do Jongo de Pinheiral, manifestação cultural de origem africana, que destacou a riqueza e a ancestralidade dessa expressão artística. Integrantes do grupo de jongo, que já soma 30 anos de trajetória, sendo reconhecido em todo o país, apresentaram também os instrumentos musicais típicos, explicando suas funções e convidando os educadores a explorar essa temática com seus alunos. Com cerca de 30 componentes, o grupo reforça, em sua atuação, a importância de trabalhar a cultura negra de forma viva e respeitosa.

 

A iniciativa integra as ações da Política Nacional de Equidade, Educação Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), política pública que busca combater o racismo estrutural e promover uma educação mais equitativa e representativa. Entre os objetivos, está o fortalecimento da formação docente para garantir que as identidades e culturas negras e indígenas sejam valorizadas e respeitadas no ambiente escolar.

 

De acordo com Kátia Yamada, uma das responsáveis pela atividade e coordenadora na Secretaria de Educação e Inovação, o objetivo dos encontros é apoiar os educadores com abordagens práticas e significativas. “Queremos fortalecer o compromisso com uma educação antirracista, que reconheça e valorize a história e a cultura afro-brasileira. É importante que os professores se sintam preparados para discutir essas questões em sala de aula e construir um ambiente mais respeitoso e acolhedor”, destacou.

 

Ao longo da formação, educadores compartilharam reflexões e experiências sobre como integrar o conteúdo étnico-racial no planejamento escolar, reafirmando o compromisso com uma educação mais justa, inclusiva e antirracista.