Encontro de Ex-alunos do Canp/IFRJ - Campus Pinheiral foi um sucesso

Artesãos do município se destacaram com as vendas de produtos personalizados para o evento

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), promoveu no dia 21 de julho uma recepção aos ex-alunos do Colégio Agrícola Nilo Peçanha (Canp) agora Instituto Federal do Rio de janeiro IFRJ, Campus Pinheiral. Já no sábado, 22, o evento com o apoio da Prefeitura de Pinheiral foi realizado no IFRJ e reuniu diversas atrações, entre elas, a exposição de carros antigos e momentos de muita emoção, onde ex-alunos, funcionários ativos e aposentados foram homenageados com uma menção honrosa.

O intuito da ação com a temática: “Recepção para ex-alunos do Canp/IFRJ” foi de incentivar o turismo na cidade e promover que os egressos levassem um pouco do artesanato produzido pelos artistas de Pinheiral. A festa teve início na sexta-feira, 21, na Praça Luiz Gonzaga, onde alguns ex-alunos se reuniram em um evento realizado pela Prefeitura de Pinheiral com a apresentação do cantor Victor Yure, patrocinado pela Kombi da Hays Cervejaria, além da presença dos artesãos da cidade com a venda e exposição de produtos.

No sábado, 22, o evento com o apoio da Prefeitura ocorreu no IFRJ e as apresentações foram realizadas pelos músicos Pedrinho, Mc Pequi, Sílvio Nogueira, Marcos Russoni e Caio Feliciano, todos ex-alunos da instituição.  Estiveram presentes na recepção, a diretora geral do IFRJ Campus Pinheiral, Lívia Gil, Coordenadora de Cultura do IFRJ, Annie Ramos, Diretora de Cultura da SEMECULT, Tânia Amorim e Integrantes da comissão organizadora do encontro.

A diretora de Cultura, Tânia Amorim afirmou a importância do evento para fomentar o turismo no município e agradeceu a participação do público e dos artesãos da cidade.

- Mais uma vez realizamos o 10º acolhimento dos ex-alunos CANP/IFRJ, onde recebemos várias pessoas de lugares bem diferentes. O encontro é emocionante, pois ali, neste espaço que a prefeitura criou é, de verdade o primeiro momento em que eles se encontram. É muito importante fazermos parte desta organização e poder promover esse retorno de amizades de tempos diferentes onde cada um seguiu um caminho. Que no próximo estejamos todos juntos- disse a diretora.

- O Artesanato de Pinheiral, fez sua participação com muito brilho. No 10º Encontro de ex-alunos do CANP/IFRJ, todos levaram seus produtos personalizados para este evento. O sucesso foi excepcional, teve artesão que conseguiu vender todos os produtos que fez com exclusividade para o encontro. Então, o objetivo foi alcançado, pois a importância de momentos assim, para que o capital gire dentro deste grupo e que a artesã tenha sempre um incentivo a mais para crescer e criar cada vez mais-acrescentou a diretora.

A artesã Francyone dos Santos, a artesã que vendeu todos os produtos durante a festividade, destaca que alcançou o sucesso das vendas devido a uma pesquisa que ela realizou com os ex-alunos no ano passado, onde procurou saber o que eles gostariam de levar como lembrança do encontro.

- Procurei saber o que eles gostariam de levar como lembrança do encontro e trabalhei nessa temática. Alguns vieram na certeza de me encontrar e levar peças que compraram no ano anterior e por coincidência, levei algumas e vendi todas. Vendi 150 bottons, vários professores compraram para distribuir para amigos e ex-funcionários e ainda tenho previsão de vender mais 350 bottons. Consegui muitas vendas e aproveito para agradecer a parceria da Secretaria de Cultura que foi primordial no meu sucesso- destacou a artesã.