Enfrentando a obesidade: Pinheiral investe na saúde dos estudantes por meio de acompanhamento nutricional

Objetivo é atuar na prevenção e combate à obesidade infantil

Com o propósito de fomentar o bem-estar e atuar na prevenção e combate à obesidade infantil, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE), está convocando os alunos da rede municipal de ensino que apresentam obesidade para consultas com nutricionistas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

A iniciativa visa estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, reconhecendo que essa prática é fundamental para garantir o desenvolvimento de adultos saudáveis. Acredita-se que os costumes estabelecidos na infância podem perdurar ao longo da vida.

Os estudantes obesos foram identificados pelas equipes de Saúde da Família, que visitaram as instituições educacionais para medir o peso e altura de todos os alunos da rede municipal de ensino.

O PSE tem como meta contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando enfrentar as vulnerabilidades que podem impactar o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens na rede pública de ensino. A promoção de uma alimentação saudável e a prevenção da obesidade são temas destacados no contexto escolar.

Juliana Silva da Matta Amaral, Supervisora da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), enfatiza a importância do PSE. "Estamos comprometidos em promover a saúde dos nossos estudantes, e o acompanhamento nutricional é uma ferramenta fundamental nesse processo. Ao identificar e intervir precocemente em casos de obesidade, estamos contribuindo para a formação de hábitos saudáveis que podem perdurar ao longo da vida”, disse.

Ela destaca ainda que a parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação é fundamental para abordar a questão de forma integrada: "A abordagem conjunta permite uma atuação mais abrangente. A nossa meta é contribuir com a construção de uma base sólida para o futuro desses estudantes, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para uma vida saudável e equilibrada", concluiu.