Noticias

Escola Alzira Vargas encerra Setembro Verde com foco na acessibilidade permanente

Atividades reforçaram a importância da inclusão e do respeito à diversidade

 

A Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto finalizou a programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre inclusão e acessibilidade, reforçando seu compromisso com a diversidade e a educação plena para todos os alunos.

As atividades, que mobilizaram toda a comunidade escolar, incluíram uma visita de intercâmbio à Escola APAE - Cantinho Feliz e uma demonstração da equipe de jiu-jítsu DNA Mutante, que evidenciou a capacidade de superação pelo esporte, integrando estudantes com e sem deficiência.

Para ampliar a comunicação inclusiva, foi realizada uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) organizaram ainda ações de sensibilização para identificar e combater barreiras físicas no ambiente escolar.

Sobre a continuidade dessas ações, a diretora Roberta Juliano ressaltou que a inclusão não pode acontecer somente em setembro. “Nosso trabalho de inclusão não se encerra com o fim do Setembro Verde. Esta foi uma etapa crucial de sensibilização, mas o compromisso com a acessibilidade e a diversidade é uma prática permanente da nossa gestão. Teremos continuidade em rodas de conversa e parcerias, garantindo que o ambiente escolar seja sempre acolhedor, em linha com a transparência e a importância de servir a população com uma educação de qualidade para todos”, declarou.