Fábrica de óculos: Prefeitura de Pinheiral realiza a entrega dos primeiros óculos

Cidade já conta com clínica e oferta de cirurgias oftalmológicas

A aposentada Ana Maria de Souza, de 64 anos, moradora do bairro Cruzeiro II, foi a primeira a receber os óculos da fábrica de óculos, nesta terça-feira, 12.  Agora, Ana Maria está pronta para retomar suas atividades de rotina, especialmente a costura, que utiliza para complementar sua renda.

- Fiquei extremamente feliz de receber os óculos, pois se tivesse que pagar, não seria possível. Faço pequenos reparos em roupas para ajudar na minha renda e estava com muita dificuldade de enxergar e por vezes perdi serviços pelo fato de não conseguir ver nitidamente. Sou muito grata ao prefeito Ednardo Barbosa e a todos da secretaria pelo atendimento. Somos muito bem tratadas. Saio daqui muito alegre - afirmou

Ela fez todo o acompanhamento de escolha da armação e recebeu os óculos das mãos do prefeito Ednardo Barbosa, o que marcou o início de um programa promissor liderado pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É importante destacar que a rede de saúde de Pinheiral já oferece uma ampla gama de serviços oftalmológicos, incluindo consultas, exames e cirurgias, para atender às necessidades da população.

Este é apenas o começo, pois outras pessoas também serão beneficiadas por essa iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores, já que o objetivo da Política Municipal de distribuição do acessório é garantir o acesso das pessoas com deficiência visual ao serviço por meio da distribuição gratuita, em especial, aos alunos da rede pública de educação, as pessoas idosas e aos favorecidos com o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Também nesta terça-feira, foram agendadas a entrega de mais 12 óculos, além de mais 14 que estão em processo de fabricação.

De acordo com o decreto estabelecido na cidade e publicado no Diário Oficial de 09 de agosto desse ano para ser contemplado o paciente precisa ser residente de Pinheiral há mais de 01 ano; ter renda familiar “per capita” inferior a um salário mínimo nacional, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter sido avaliado por profissional de saúde habilitado e necessitar de óculos para correção de deficiência visual.

Os beneficiários são cadastrados pelo setor competente e acompanhados periodicamente pelas Unidades Básicas de Saúde da Família, a fim de monitorar o tratamento oftalmológico a que são submetidos e havendo a necessidade ao uso dos óculos, o paciente será encaminhado para receber o benefício.

O prefeito Ednardo Barbosa afirma que a entrega dos óculos representa a concretização de mais um investimento para a população e que é motivo de muita alegria e satisfação.

- Essa é mais uma importante conquista da nossa gestão, o que reafirma o compromisso com a saúde de nossa população. Uma boa visão é fundamental para a realização de atividades cotidianas e o desenvolvimento pleno das pessoas e ver a alegria estampada no rosto nos deixa muito feliz. Temos a certeza de que a entrega vai proporcionar qualidade de vida e mais segurança na realização das atividades para os pacientes- disse.

O secretário da pasta, Everton Alvim, destacou a importância da iniciativa para a comunidade.

- Esta entrega vai beneficiar inúmeras famílias que realmente necessitam da utilização de óculos. Sabemos que a realidade econômica em nosso país afeta praticamente todos os lares e muitos cidadãos não possuem condições econômicas para comprar o utensílio que é de extrema necessidade. Estamos muito orgulhosos com a realização desta ação- destacou.