II ciclo de conversas reúne responsáveis de alunos da Educação Especial

Representantes das 10 escolas e 09 creches da cidade estiveram presentes

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (SME) reuniu cerca de 30 pais e responsáveis de alunos atendidos pela Educação especial do município para o II Ciclo de conversas que foi realizado nesta sexta-feira (30/06). O tema do bate papo foi “Vamos conversar? Autistas: Eles crescem!”. O encontro foi realizado na Escola Municipal Professora Domingas Alves Ferreira e foi organizado pela Equipe Multidisciplinar da SME. O evento foi relacionado ao mês do Orgulho Autista e teve por objetivo promover diálogo sobre as possibilidades de desenvolvimento do autista desde a infância até a vida adulta. Vale ressaltar que atualmente na rede municipal de ensino de Pinheiral, 135 alunos são atendidos pela educação especial.

O evento contou com a participação das palestrantes Érica Messias Rangel, Coordenadora da Associação Casa de Brincar, fonoaudióloga, pós-graduada em autismo e doutoranda em educação, Gisele Aparecida Duque, Assistente Social da Casa de Brincar, psicomotricista e pós-graduada em autismo e Rosana dos Santos de Paula, Mãe do Thomás de Paula Souza, de 19 anos que foi diagnosticado com autismo.

A pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato destacou que o evento foi muito produtivo e possibilitou mostrar aos pais as possibilidades de desenvolvimento e de inclusão dos autistas na sociedade mesmo com seu crescimento.

-Observamos que os pais se sentiram acolhidos. Foi um momento muito especial, onde as famílias nos relataram sobre suas preocupações e pudemos compartilhar nossas experiências. As palestrantes foram de grande contribuição, compartilhando suas vivências com adultos e adolescentes - destacou