II SEMINÁRIO SOBRE O COMBATE NACIONAL AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REÚNE AUTORIDADES EM DEBATE SOBRE O TEMA
II SEMINÁRIO SOBRE O COMBATE NACIONAL AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REÚNE AUTORIDADES EM DEBATE SOBRE O TEMA
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) apoiou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município, na realização do II Seminário sobre o Combate Nacional ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja luta é marcada no dia 18 de maio. O evento, realizado dia 31, no auditório do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) campus Pinheiral, contou com o palestrante, professor Fernando Bezerra e reuniu a vice-prefeita do município, Sediene Maia, a secretária da SMASDH, Patrícia Rivello, secretário de Educação, Fernando Cabral, delegado da Polícia Civil, Anderson Ribeiro, os vereadores Leonardo Barros e Leonardo Cabral, além do presidente do CMDCA, Dickson Widmann.
O tema debatido foi Política Integrada de atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Pinheiral e o lema Crianças e Adolescentes podem sempre dar um passo à frente, diante das dificuldades.
A vice-prefeita, Sediene Maia, que participa ativamente de ações em prol da população, destacou a importância do seminário para a implantação de políticas públicas.
- A violência contra nossas crianças e jovens cresce de modo assustador. Combater esse mal se faz urgente. O abuso e exploração sexual é uma vertente perversa dessa violência. É preciso abrir um espaço de fala que conduza à políticas públicas que protejam e garantam os direitos básicos de nossas crianças e jovens. O seminário visou exatamente isso: alertar sobre a gravidade da situação e planejar ações de enfrentamento para que nossos jovens cidadãos sejam respeitados como é direito – frisou.
- É de extrema importância sempre mobilizar a rede de proteção para trocar, aprender e unir esforços na busca de uma política pública cada vez mais qualificada no sentido de proteger nossas crianças e adolescentes – reforçou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello.
O presidente do CMDCA, Dickson Widmann, destacou que trata-se de um tema sensível que necessita ser debatido e a união de todos.
- O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes precisa ser divulgado, pois os traumas causados são grandes. A proposta teve como objetivo destacar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, dia em que no ano de 1973 uma criança de 08 anos foi raptada, violentada e morta, cujo crime segue impune até hoje. A data chama a atenção para mobilização, sensibilização, informação e convocação de toda a sociedade a partir da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Pinheiral é um município que tem buscado a cada dia se consolidar na garantia dos direitos. Aproveito para agradecer toda a rede municipal que está atenta e consciente do seu papel nessa proteção, bem como a presença de todos no seminário – disse.