Julho Verde: Prefeitura de Pinheiral promove palestra sobre a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Evento é gratuito

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é comemorado em 27 de julho. Pensando na importância em tratar sobre o assunto devido aos altos índices dos tipos da doença, segundo dados da Associação Brasileira de Portadores de Câncer, anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo e os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer, com cerca de 10 mil mortes por ano no país.  A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove no próximo dia 13 de julho (quinta-feira) uma palestra gratuita sobre o tema: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê!”. O evento será realizado na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Nini Cambraia, nº150, Centro, a partir das 09 horas. O objetivo da palestra é alertar a população sobre a gravidade da doença, fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce que possibilita ao paciente maiores chances de cura.

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.

No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto.

De acordo com o National Cancer Institute, os principais sinais e sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, estes sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Caso o paciente tenha qualquer um desses sintomas é importante procurar um profissional.

O secretário de Saúde Everton Alvim, enfatiza que esse tipo de câncer ainda é pouco discutido na sociedade e, por isso, merece ênfase, principalmente no que se refere à prevenção, correta identificação e ao tratamento adequado.

- Precisamos alertar e ampliar o conhecimento da população sobre esse tema para fazer o diagnóstico precoce de casos das doenças que podem comprometer funções vitais como fala, respiração, alimentação, visão, audição e, até mesmo, cognição - alertou o secretário.

A gerente do Centro de Especialização Odontológica (CEO), Suzanne Dominguetti, destaca que a campanha vigente durante todo o mês de julho visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficaz, com possibilidade de cura.

- A Campanha Julho Verde é a oportunidade de trazer ao conhecimento da população a realidade da prevalência do câncer de cabeça e pescoço, além de alertar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família sejam eles médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e dentistas para a necessidade de identificação de casos iniciais que repercutirão nos resultados de tratamento. O diagnóstico tardio pode deixar sequelas, por isso, é necessário que todos fiquem atentos para identificar os sinais que podem indicar tumores - destacou a gerente.