Outubro Rosa: Prefeitura de Pinheiral promove ações sobre o tema

Atividades tiveram como objetivo orientar pessoas sobre o câncer de mama e de colo do útero

Visando alertar as mulheres e a população sobre o Outubro Rosa, mês que é dedicado à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Pinheiral, por meio das Secretarias de Educação (SME) e Saúde (SMS), realizou ações em alusão ao tema. No último dia 26 de outubro, quinta-feira, a SME promoveu na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa uma palestra com a temática: “O outubro é rosa e a biblioteca também” cujo objetivo foi destacar a relevância do autoexame, além de depoimentos de mulheres que enfrentaram a doença, recomendações de leituras, contação de histórias e exposições por funcionários do local. Também no dia 26, a Academia da Saúde reuniu os participantes para uma atividade diferenciada na Praça Teixeira Campos para incentivar o cuidado com a saúde da mulher.

O evento na Biblioteca teve como foco principal mostrar aos presentes que é possível vencer a doença e que o autoexame atrelado ao diagnóstico precoce, aumentam em até 95% as chances de cura. A responsável por conduzir a palestra foi Elisângela Moraes que abordou tópicos como: autoexame, cuidado com o corpo e a saúde, tratamento, entre outros. Durante o evento, diversas atividades foram realizadas em conjunto com os participantes, incluindo dinâmicas que teve como propósito destacar a relevância do autoexame,  depoimentos de mulheres que enfrentaram a doença, bem como recomendações de leituras, contação de histórias e exposições por funcionários do local.

A Academia da Saúde promoveu nas unidades do Centro e Três Poços, atividades para chamar a atenção da sociedade e proporcionar um ambiente acolhedor, onde os integrantes foram vestidos de roupa na cor rosa. No dia 26, além das atividades físicas, como aula de dança, o grupo da unidade do Centro se reuniu na praça Teixeira Campos para a realização de dinâmicas que simulavam o diagnóstico do câncer de mama, onde seguraram a bola para tentar identificar o caroço imaginando o toque nos seios, alongamentos, entre outras.

A coordenadora da biblioteca Valéria Pires Pena, destacou a importância da palestra para os presentes e ressaltou que medidas como essa no município tem fundamental importância na qualidade de vida dos moradores.

- A grande maioria das mulheres tem consciência sobre o outubro rosa, mas, muitas delas ainda não se cuidam e precisamos alertá-las a respeito deste assunto tão relevante. Mostrar as chances de cura e principalmente incentivá-las a realizarem os exames de prevenção é um dos primeiros passos para evitarmos o aumento da doença. Agradecemos aos que vieram participar conosco e esperamos que tenham adquirido ainda mais conhecimento- disse.

De acordo com a coordenadora da Academia da Saúde, Pricilla Carelli, a ação visou ir além do exercício físico, promovendo saúde por meio da educação.

- Nós conversamos sobre o câncer de mama, a importância do autoexame, da prevenção e do diagnóstico precoce. A atividade, realizada ao ar livre e de forma diferenciada, teve o intuito de relembrar a importância do autoexame das mamas e acima de tudo, do cuidado com o corpo. Foi uma manhã muito produtiva – disse.