Noticias

Pinheiral abre agendamento para vacinação contra Covid-19 com Pfizer Bivalente nesta terça-feira (28)

Nesta etapa a vacina será aplicada em idosos acima de 80 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral abre nesta terça-feira, 28, agendamento para a imunização com as vacinas bivalentes contra a Covid-19 em pessoas acima de 80 anos. A utilização do imunizante foi autorizada no Brasil para uso como dose de reforço. O agendamento deve ser realizado nas unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta-feira, entre 9 e 16 horas.

 

Essas vacinas foram desenvolvidas para proteger contra o vírus original do coronavírus e também suas variantes, como a Ômicron, a mais disseminada atualmente, além das variantes BA.1, BA.4 e BA.5. Inicialmente, o público-alvo dessa vacina são pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

 

De acordo com o cronograma do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a vacinação com as doses bivalentes será usada como reforço em pessoas já com outras doses de vacinas contra a doença.

 

- É Importante destacar que a vacina bivalente é recomendada como dose de reforço para indivíduos devidamente vacinados com pelo menos duas doses da vacina monovalente e que tenham tomado qualquer outra dose (D3, D4 ou D5) com intervalo de quatro meses – destacou a coordenadora de imunização do município, Érica Nery.  

 

O secretário de Saúde, Everton Alvin, frisou que a nova etapa de vacinação visa ofertar nova proteção aos grupos mais vulneráveis evitando a manifestação grave da doença.

 

- Como as vacinas bivalentes são atualizadas e protegem contra o vírus original e suas variantes é importante que todos recebam uma dose da vacina esse ano, já que estudos mostram que realmente há uma redução dos níveis de proteção da vacina com o passar do tempo – frisou o secretário.