Noticias

Pinheiral inicia campanha nacional de vacinação contra Influenza nesta segunda-feira, 25

Nesta primeira etapa todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários poderão receber a dose

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira,  25, a  campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, que acontece anualmente no período que antecede o inverno. Nesta etapa, serão  vacinados os grupos prioritários, como gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades ou doenças permanentes, caminhoneiros, trabalhadores da saúde, professores da educação, pessoas com deficiência,  entre outros.

 

Para se vacinar, é necessário comparecer nas unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta-feira, entre 9 e 16h30 e não é necessário agendamento prévio. Caso o paciente seja cadastrado na unidade, deve comparecer portando o CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF, e o Cartão de Vacina, já aqueles que não são, devem levar documento com foto, além de CPF, CNS (Cartão Nacional de Saúde) e Cartão de vacina.

 

O secretário da pasta, Everton Alvim, enfatizou a importância de proteger esses grupos contra os riscos da doença, especialmente na época que antecede o inverno.

 

“Vacinar-se contra a Influenza não só protege a saúde individual, mas também contribui para a proteção coletiva. A campanha nacional de vacinação visa alcançar crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde e outros grupos vulneráveis, reforçando a importância da imunização para a prevenção de complicações graves”, disse o secretário.

 

De acordo com  Instrução Normativa (IN) n.º 261 da Anvisa, as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de outubro de 2023 devem conter três tipos de cepas de vírus em combinação:

 

a. A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09

b. A/Thailand/8/2022 (H3N2)

c. B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

 

Essas cepas são selecionadas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a eficácia da vacina contra as cepas mais circulantes do vírus da influenza.

 

Confira quais são os grupos prioritários:

 

-Indígenas.

-Pessoas com comorbidades;

-Adolescentes em medidas socioeducativas;

-População privada de liberdade;

-Funcionários do sistema prisional;

-Professores e trabalhadores da educação;

- Forças de Segurança e Salvamento:

-Forças Armadas;

-Trabalhadores de transporte coletivo;

-Trabalhadores portuários e pessoas em situação de rua.