Pinheiral realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social e celebra 20 anos do SUAS

O evento reuniu autoridades, profissionais e usuários para debater avanços e desafios da política de assistência social no município
Nesta quarta-feira (02), foi realizada a 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “20 anos do SUAS, Construção, Proteção Social e Resiliência”. O encontro, realizado na Casa da Cultura, pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, reuniu mais de 100 participantes, entre profissionais da área, autoridades, representantes de conselhos e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento teve como objetivo avaliar as políticas públicas em vigor, ouvir as demandas da população e propor diretrizes para o fortalecimento da assistência social no município. A conferência foi marcada por falas emocionantes, trocas de experiências e a reafirmação do compromisso coletivo com a garantia de direitos e a dignidade humana.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Cambraia, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Dulcineia Souza de Barros, o presidente do Conselho Municipal, Geovane Luis Dolores, e o secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, que foi o palestrante da conferência.
A secretária Cláudia Cambraia reforçou seu compromisso com uma gestão ética, participativa e centrada nas necessidades reais da população. “Sou servidora pública, servidora de carreira. Tento viver também o outro lado, o lado do usuário. Tento compreender e honrar minhas colegas de profissão, mas o olhar que me guia é o do usuário. Foi esse o compromisso que assumi. E eu sei exatamente que tipo de secretária eu quero ser. Sei também que tipo de política de assistência social e de direitos humanos quero ver, principalmente se ela carrega a minha assinatura”, declarou.
Já o prefeito Luciano Muniz chamou atenção para um dos avanços da atual gestão, a mudança da sede da Secretaria de Assistência Social para um espaço mais acessível. “Eu andava pelas ruas da cidade, e uma coisa simples me chamava a atenção: muitas pessoas não sabiam onde ficava a Secretaria de Assistência Social. Um equipamento tão essencial, e a maioria das pessoas não conhecia. Por isso pedi à Cláudia que encontrasse um novo local, um espaço bonito, visível e de fácil acesso”, explicou.
A fala da presidente do Conselho Estadual, Dulcineia Souza de Barros, foi um dos pontos altos do encontro. Como usuária do SUAS que ascendeu a um cargo de liderança, ela destacou a importância da representatividade e da superação. “É um orgulho, ainda mais porque sou uma usuária. A gente nunca imagina que um usuário possa ocupar um espaço como esse. Por isso, digo a vocês: é possível!”, afirmou, emocionando a plateia".
Em seu discurso, o presidente do Conselho Municipal, Geovane Luís Dolores, emocionou-se ao agradecer a dedicação da servidora Tatiana Curti, responsável pela organização do evento. “Tatiana, quero agradecer a você pelo trabalho. Você é a alma desta conferência. Noites sem dormir, pressões de todos os lados, o telefone tocando a todo momento. Nada disso aconteceria se não fosse a sua dedicação. Sou muito grato a você pela parceria, pelo apoio”, destacou.
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pinheiral reafirma a importância da participação popular e do diálogo entre governo e sociedade civil na construção de políticas públicas efetivas e inclusivas. Com um olhar atento aos 20 anos do SUAS, o evento apontou caminhos para um futuro mais justo, resiliente e solidário.