PREFEITURA CERTIFICA MAIS 28 PESSOAS NO CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS
Já passa de 200 o número de pessoas beneficiadas pelo curso
A prefeitura de Pinheiral, por meio do gabinete da vice-prefeita, Sediene Maia, certificou mais 28 pessoas no curso gratuito de Cuidador Idosos e Pessoas com Limitações Físicas em sua quarta edição, beneficiando mais de 200 pessoas. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS) e contou com as presenças do prefeito Ednardo Barbosa e da vice-prefeita, Sediene Maia.
O curso com carga horária de 62 horas foi ministrado em nove módulos, com aulas presenciais realizadas no auditório CMERS. O módulo 1 do curso abordou Saúde e Bem-Estar com a enfermeira, Clérima Rosane de Oliveira; módulo 2, a Importância da Fisioterapia, com a fisioterapeuta, Flávia Ferreira da Silva; módulo 3, a Psicologia do Envelhecimento, com a psicóloga, Daina Viana; módulo 4, a Prática de Atenção Social ao Idoso, com as assistentes sociais, Queite Bernardo e Vanuza Carla Pires; módulo 5, o Envelhecimento e Estado Nutricional, com a Nutricionista, Rachel da Silva Oliveira; Módulo 6, Saúde Bucal do Idoso, com a dentista Suzane Domingueti; módulo 7, Ambiente de Atuação do Cuidador , com o médico veterinário e biólogo, Valber Maia; módulo 8, A Profissão do Cuidador e o Contexto Legal, com o advogado, Fábio Groettaers Monteiro dos Santos e módulo 9, Empreendedorismo, com o publicitário e arquiteto, André Luiz Lemos.
Para o prefeito Ednardo Barbosa, a iniciativa da vice-prefeita é de extrema importância, pois leva gratuitamente à população o relevante curso já que a expectativa de vida da população vem aumentando ao longo dos anos e há poucas pessoas capacitadas para atendimento com qualidade aos idosos.
- Foi a quarta edição do nosso curso, uma excelente oportunidade para as pessoas que desejavam buscar mais conhecimento e qualificação, sendo o nosso principal objetivo oferecer oportunidades de renda, mais acesso ao mercado de trabalho, além de beneficiar idosos que necessitam de cuidados especiais. E foi gratificante ver o entusiasmo das formandas e seu anseio em ajudar as pessoas. Parabéns a vice-prefeita, Sediene Maia pela iniciativa, a toda a sua equipe, aos profissionais colaboradores e as formandas pela dedicação e empenho – disse o prefeito.
- O mercado de trabalho formal não vem dando conta de atender a demanda. Algumas ocupações vêm ganhando espaço no mercado. O cuidador de idosos e pessoas com limitações físicas definitivas ou temporárias é uma dessas ocupações, muitas vezes de caráter informal, mas em franca expansão. A expectativa de vida da população aumentou e os componentes das famílias precisam trabalhar, abrindo para os "Cuidadores" muitas oportunidades de trabalho. Contando com edições anteriores, já certificamos mais de duzentas pessoas que hoje atuam em residências, hospitais e casas de repouso como acompanhantes ou cuidadores. Se não temos emprego para todos no momento, precisamos pelo menos ajudar a conseguir "trabalho" – avalia a vice-prefeita, Sediene Maia.