Prefeitura de Pinheiral amplia vacinação contra a gripe (influenza) para toda a população sem comorbidades acima dos 6 meses de idade

Para se vacinar não é necessário agendamento prévio

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, amplia, a partir desta sexta-feira, 12, a vacinação contra a gripe(influenza) para toda a população acima de 6 meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos em geral (sem comorbidades). Para se vacinar, é necessário comparecer nas unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta-feira, entre 9 e 16 horas. Caso o paciente seja cadastrado na unidade, deve comparecer portando o CNS (Cartão Nacional de Saúde), CPF, e o Cartão de Vacina, já aqueles que não são, devem levar documento com foto, além de CPF, CNS (Cartão Nacional de Saúde) e Cartão de vacina.

A vacina, administrada anualmente no período que antecede o inverno, é indicada para proteger contra o vírus da Influenza e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias. Conforme Instrução Normativa (IN) n.º 189, de 26 de outubro de 2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2023 deverá apresentar 3 tipos de cepas de vírus em combinação:

a. A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09

b. A/Darwin/9/2021 (H3N2)

c. B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)