Prefeitura de Pinheiral entrega certificados aos alunos da Rede Municipal que participaram do PROERD
A solenidade contou com a participação dos pais
O Programa Educacional de Resistência às drogas- PROERD, que atua orientando os estudantes das redes municipais de ensino sobre a prevenção ao uso de drogas, realizou, nos últimos dias 27 e 28 de abril, a entrega dos certificados para os alunos dos primeiros anos das Escolas Municipal Miguel Barbosa Junior- Km 02 e Três Poços. Essa foi a primeira turma da área rural a participar do programa. O projeto é realizado pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME) e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e na ocasião receberam o certificado 35 alunos.
O objetivo do projeto é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. O programa é realizado no município desde o ano de 2005, mas até então era desenvolvido apenas com as turmas de 5° Ano e este ano atenderá as turmas de 1° e 2° Ano do Ensino Fundamental. O PROERD promove curso com duração de três a quatro meses, com aulas aplicadas uma vez por semana e ministradas por policiais militares treinados pedagogicamente e preparados para promover o lúdico através de metodologia especialmente voltada para as crianças, adolescentes e adultos.
Estiveram presentes o Secretário de Educação Fernando Cabral, a Diretora do Departamento Pedagógico Maximília Brandão e a Diretora do Departamento da Educação Integral Joelma Alvernaz.
De acordo com o Secretário de Educação, Fernando Cabral, o espaço escolar é adequado para que se possam ensinar às crianças sobre o não uso das drogas e que esse programa vai acrescentar muito à educação delas.
-Este momento é de muita alegria para a Secretaria de Educação, para os pais, alunos e professores, pois é um programa muito importante para mostrar às nossas crianças e jovens o caminho certo. É importante pois faz com que elas tomem escolhas seguras e saudáveis durante a vida. Por isso estamos incentivando os pais e responsáveis a participarem e se envolverem na formação e na orientação dos filhos- afirmou o secretário.
Foi a primeira vez que o projeto foi realizado na área rural e a Diretora Geral Patrícia Barra Freitas, aproveitou para parabenizar os formandos e destacar a importância da ação realizada.
-Para mim, esse projeto além de ser sido o primeiro ano realizado na área rural, foi muito importante, pois com ele as crianças aprenderam um pouco mais as questões de valores. Espero que esse projeto perdure por muitos e muitos anos, pois é de grande valia para nossas crianças- disse a diretora.