Prefeitura de Pinheiral implantam brinquedoteca nas Unidades de Saúde da Família

Objetivo é proporcionar momentos lúdicos para as crianças

No final do mês de setembro, a secretaria de Saúde de Pinheiral (SMS), implantou nas 10 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) um espaço dedicado ao entretenimento das crianças que frequentam as instalações. Este espaço, conhecido como brinquedoteca, foi instalado com o propósito de oferecer atividades lúdicas às crianças enquanto aguardam atendimento, promovendo assim a ludicidade, o que é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e social.

A brinquedoteca está equipada com uma variedade de brinquedos, o que permite que as crianças preencham o tempo de espera com diversão e atividades recreativas. Essa iniciativa visa reduzir o estresse que está naturalmente associado à espera, um aspecto que muitas vezes causa impaciência nas crianças, sobretudo em ambientes de cuidados de saúde frequentados por pessoas que procuram assistência médica.

De acordo com o prefeito Ednardo Barbosa, essa ação é uma iniciativa para tornar a visita ao médico uma experiência mais leve e agradável para os pequenos.

- Sabemos que a impaciência pode ser um desafio, principalmente para as crianças, e estamos comprometidos em tornar esse momento mais tranquilo e descontraído. Agradeço a Secretaria de Saúde pelo comprometimento com a saúde de todos- afirmou.

O Secretário da Saúde, Everton Alvim, ressalta que a presença dos brinquedos tem um impacto positivo na humanização do atendimento prestado nas unidades de saúde.

- Agora, dispomos de um ambiente mais acolhedor, alegre e harmonioso, o que certamente beneficiará os usuários e proporcionará às crianças momentos de diversão e brincadeira- disse.

Segundo Rafaela Roquini, coordenadora da Atenção Básica de Pinheiral, a introdução dessa iniciativa foi bem recebida pelos pais e, principalmente, pelas crianças.

- A primeira infância é uma fase de descobertas e aprendizado, na qual o aspecto lúdico estimula a imaginação das crianças. A presença de brinquedos é fundamental na sala de espera pois motiva as crianças a frequentarem as unidades de saúde de forma mais acesas e a participarem nas consultas. Isso reduz o receio delas na relação com os profissionais de saúde e estabelece uma maior proximidade com a equipe- afirmou.