Prefeitura de Pinheiral inicia Campanha de Multivacinação nesta quarta-feira (23)

Campanha segue até o dia 15 de setembro

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira,23, a Campanha de vacinação para atualização da caderneta vacinal no município. O público-alvo são crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Todas as vacinas do Programa Nacional de Vacinação estarão disponíveis nas 10 Unidades Básicas de Saúde da Família, incluindo a vacina contra a Influenza, que poderá ser aplicada em pessoas acima de seis meses de idade.

Para se vacinar, é necessário comparecer a uma unidade de saúde portando a caderneta de vacinação e cartão do Sistema único de Saúde(SUS),de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30 horas e não é necessário agendamento prévio.

As vacinas são grandes aliadas na prevenção de várias doenças e são indicadas para proteger contra vírus e complicações de várias enfermidades.

A ação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

Visando reforçar a imunização da população, no dia 02 de setembro, sábado, será realizado o “Dia D” de vacinação nas UBSF do município em todas as Unidades de Saúde da Família, no período das 08 às 17 horas.

A Coordenadora de imunização do município, Érica Nery, destaca a importância de manter atualizados os cartões de vacinação das crianças e adolescentes.

- É importante que as pessoas compareçam para verificar se as vacinas estão em dia, pois algumas vacinas precisam de reforços para garantir a proteção. Além disso, frequentemente há mudanças no calendário de vacinação, que as pessoas podem desconhecer- explica.