Prefeitura de Pinheiral inicia campanha de vacinação contra Febre Aftosa

Campanha no município será realizada até 31 de maio

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER), está realizando neste mês de maio mais uma etapa de vacinação gratuita para bovinos e bubalinos  de todas as idades contra a febre aftosa. O produtor rural deverá agendar previamente a vacinação do rebanho na SEMADER, localizada na Rodovia Benjamin Constant, nº 4703, no KM- 5, Área Rural ou pelo WhatsApp (24)99987-0168.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A vacinação é gratuita e será realizada por técnicos da SEMADER que percorrem as propriedades do município e promovem a imunização dos rebanhos.

Patrícia de Queiroz Ribeiro Mattos, médica veterinária da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural falou sobre a importância da imunização dos rebanhos.

- A Campanha contra febre aftosa nesta etapa de maio, visa imunizar bovinos e bubalinos de TODAS as idades. É importante promover a vacinação pois é uma doença que pode levar a grandes prejuízos econômicos ao pecuarista e ao setor agropecuário, já que não há possibilidade de tratamento e todos os animais acometidos deverão ser sacrificados. A vacina contra febre aftosa é OBRIGATÓRIA ao produtor rural que poderá ser penalizado caso não realize a imunização do rebanho. O prazo da campanha vai até dia 31 de maio e a declaração de vacinação deve ser corretamente preenchida e entregue ao Posto Municipal (Secretaria do ambiente e desenvolvimento rural) ou ao Núcleo de Defesa Agropecuária- explicou.