Prefeitura de Pinheiral lança campanha de combate às queimadas, Fumaça Zero

Ação de conscientização será realizada nas escolas e nas comunidades

Para enfrentar o período de estiagem a Prefeitura de Pinheiral dará início a campanha de conscientização, prevenção e combate às queimadas, ‘Fumaça Zero’. Na cidade são registrados vários pontos de queimadas, o que prejudica a saúde e o meio ambiente. A ação de conscientização será realizada nas redes oficiais da prefeitura,  nas escolas e comunidades por meio da divulgação e distribuição de panfletos informativos.

Entre MAIO E OUTUBRO (INVERNO E PRIMAVERA), quase não chove. Nesta época do ano, aumenta substancialmente o número de focos de incêndio que prejudicam a qualidade do ar e promovem a destruição da fauna e da flora local. A queimada contribui também para degradação do solo e favorece processos erosivos, como deslizamentos, quando se inicia o período chuvoso. [fonte: Inea].

Atear fogo em vegetação, resto de entulhos e lixo, mesmo que em terreno particular, é crime ambiental, os autores da infração estão sujeitos a multas que variam entre R$ 472 a R$ 944 conforme a URF de R$ 4,72 em vigência no município.

A fumaça causada pelas queimadas agrava doenças respiratórias prévias, asma, bronquite, rinite estão entre elas, além de muitos prejuízos ambientais como a degradação do solo, poluição do ar e morte de animais.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (24) 3356-6746 de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e após às 17, fins de semana e feriados através do (24) 9.9968-3826.