Noticias

Prefeitura de Pinheiral leva ações de prevenção à empresa durante o Julho Amarelo

Ação promoveu palestras e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C

Na última quarta-feira, 9 de julho, a Prefeitura de Pinheiral, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, promoveu uma ação de saúde durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) na empresa Dox Brasil - Indústria e Comércio de Metais, localizada no município. A iniciativa, que faz parte da campanha Julho Amarelo - mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais - , reuniu cerca de 50 colaboradores e reforçou o compromisso da Prefeitura com a promoção da saúde e o bem-estar da população local.

 

Uma palestra com o tema "Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", abordou sinais e sintomas, formas de prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce. A técnica em enfermagem Shallana Sany, responsável pelo projeto Saúde do Trabalhador e também pela palestra, destacou a importância de cuidar da saúde mesmo diante da correria do dia a dia profissional. “Muitas vezes, com a rotina intensa do trabalho, acabamos negligenciando a nossa saúde. A proposta desta ação é lembrar que prevenir é sempre o melhor caminho”, destacou.

 

Além da palestra, os trabalhadores tiveram acesso a testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C, realizados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. A ação visou ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e reforçar o compromisso da saúde pública com a prevenção e a orientação no ambiente de trabalho.

 

Durante a atividade, os colaboradores receberam orientações sobre o HIV (vírus da imunodeficiência humana), que ataca o sistema imunológico e pode levar à AIDS se não for tratado. Também foram informados sobre a sífilis, uma infecção bacteriana que, se não tratada adequadamente, pode causar lesões na pele, olhos, coração e sistema nervoso. As hepatites B e C, inflamações no fígado causadas por vírus, muitas vezes evoluem de forma silenciosa e, se não diagnosticadas precocemente, podem levar à cirrose, câncer hepático e até à morte. Todas essas doenças possuem tratamento, e, no caso da hepatite B, há vacina disponível gratuitamente pelo SUS.

 

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Bianca Junker, destacou a importância de ações como essa para a saúde da comunidade e reforçou o compromisso da equipe em oferecer suporte contínuo. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população a informações, orientações e testes rápidos, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Estamos sempre de portas abertas para acolher e cuidar de quem precisa”, afirmou.

 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica está localizado na Rua Benedito Honorato, 461, Bairro Ipê, em Pinheiral. O atendimento e agendamento de testes rápidos podem ser feitos pelo telefone (24) 99987-9432.