Prefeitura de Pinheiral promove atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra

Foram promovidas palestras e rodas de conversa com os usuários da unidade

Em alusão ao Dia da Consciência Negra que foi celebrado em 20 de novembro, A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Cruzeiro, realizou no último dia 23 de novembro, quinta-feira, uma roda de conversa sobre o assunto com os usuários e servidores da unidade. O encontro contou com a participação do grupo do Jongo de Pinheiral e o Movimento Negro Unificado SF, além das palestrantes Luene e Clarice, a técnica Amanda e as orientadoras sociais, Meire e Kryslaine. O objetivo do evento foi promover  a reflexão sobre as relações raciais e a valorização da cultura afro-brasileira, uma vez que a Política de Assistência Social trabalha cotidianamente com expressões do racismo que estão diretamente ligados às questões de acesso à direitos, violência e violação deles.

A secretária da pasta, Patrícia Rivello, pontuou a importância de trabalhar cada vez mais a temática nos grupos de convivência.

- Novembro é o mês de referência para atividades que visam recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo, o preconceito, a discriminação racial e as desigualdades sociais. A promoção da igualdade e da equidade étnico-racial é imprescindível para a ampliação das condições de uma existência digna para todos e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Por isto precisamos abordar a inclusão e proteção social de todos os grupos, de forma igualitária e sem discriminação social, racial e de gênero na oferta dos nossos serviços- disse.