Prefeitura de Pinheiral promove atividades escolares em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Atividades contaram com a participação de pais e responsáveis
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última sexta-feira, 31, atividades nas escolas e creches da cidade em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no domingo, (02). As 10 escolas e 9 creches trabalharam a conscientização do transtorno, realizando trabalhos que abordaram a diversidade e inclusão. As instituições desenvolveram murais com os alunos, adesivação, caminhada e palestras. Nas creches o trabalho foi feito através de histórias e filmes abordando o respeito ao próximo.
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
De acordo com os dados da Secretaria de Educação (SME), são atendidos nas escolas públicas de Pinheiral,125 alunos com o Transporto do Espectro autismo (ETA), com laudo regularmente matriculados, com diferentes necessidades especiais e atualmente 70 alunos autistas estudam na rede pública municipal.
A equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação participou da Roda de Conversa com os responsáveis da Escola. E. M. Manoel Teixeira Campos Júnior tirando dúvidas e trazendo esclarecimento a comunidade escolar.
Para atendimentos das diferentes necessidades especiais dos alunos com deficiência, a Secretaria Municipal de Educação utiliza a proposta curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, que dispõe dos recursos: Medidor Educacional, Sala de Atendimento Educacional Especializado, Sala de Apoio Pedagógico para Educação Inclusiva (SAPEI), Sala Especializada para Alunos com Transtorno do Espectro Autista, Adaptação Curricular e Avaliação.
Para o Secretário de Educação, Fernando Cabral, essas atividades promovem a inclusão, além de serem necessárias para discutir o assunto em diferentes formas de ensino.
- Esses momentos reforçam o compromisso da educação do município no desenvolvimento das nossas crianças, no processo de humanização das nossas ações, na melhora da qualidade de vida, além de promover a inclusão e cidadania, disse o secretário.