Prefeitura de Pinheiral promove encontro especial com artesãos para celebrar o Dia Nacional do Artesão

Encontro aconteceu na Loja do Artesão

Para celebrar o Dia Nacional do Artesão que foi comemorado na última terça-feira, 19, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (Semecult), promoveu um encontro especial que contou com um café da tarde com os artesãos do município. O evento aconteceu na Loja do Artesão e entre os presentes estavam o prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, secretários de Governo Estanislau Corrêa, Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa e Cultura, Aline Gouvêa, além de uma apresentação do músico Ramon Santana que abrilhantou a reunião.

Atualmente estão cadastrados na (Semecult) mais de 80 profissionais do ramo, que contam com o apoio e suporte oferecidos pela secretaria que promove mensalmente a Feira dos Artesãos, que visa aquecer a venda da arte local e incentivar o turismo da cidade.

A Loja do Artesão é o prédio cedido ao município pelo Governo Federal, foi reaberto em julho de 2023 e está localizado na antiga estação ferroviária. Recentemente recebeu a troca do telhado e também a renovação da concessão ao município, além disso, a cidade recebeu investimentos como a Carteira do Artesão pela secretaria de Estado de Turismo.

O artesão é um profissional especializado na produção manual de objetos e obras de arte que utiliza técnicas tradicionais ou contemporâneas e transforma matérias-primas em peças únicas e personalizadas, que podem incluir itens decorativos, utilitários, esculturas, joias, entre outros.

O prefeito Ednardo Barbosa parabenizou os artesãos pela data e agradeceu à Secretária de Cultura, Aline Gouvêa e a diretora de Cultura, Tânia Amorim, que não medem esforços para proporcionar oportunidades para que Pinheiral se destaque em diversos eventos, apoiando os artesãos.

- Fico grato a Deus por me usar como um instrumento para fazer o melhor pela nossa cidade. Quero expressar minha sincera gratidão a cada artesão, pois é o apoio e a confiança que depositam em nosso trabalho que nos motivou a buscar investimentos ao longo desses quase oito anos de gestão. A exemplo, as reformas das praças Brasil e Teixeira Campos, que também contemplaram a Loja do Artesão, são exemplo do apoio que os artesãos têm merecido. Não posso deixar de agradecer ao amigo e deputado estadual e secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, por seu apoio nesse processo- disse o prefeito.

A secretária da pasta, Aline Gouvêa, ressaltou a contribuição do artesanato para a valorização da identidade local e para a geração de renda dos artesãos.

- Só tenho a agradecer cada um de vocês, ouvir os depoimentos apresentados só mostra que o trabalho que já vinha sendo realizado, tem potencial para crescer ainda mais. No início eram doze artesãos e hoje podemos ver o quanto esse número cresceu, o que nos enche de alegria. Agradeço ao prefeito Ednardo Barbosa por acreditar em nosso trabalho e a diretora de Cultura, Tânia Amorim por todo seu empenho a frente deste projeto. Parabéns pelo dia do artesão- falou a secretária.

A diretora de cultura, Tânia Amorim falou um pouco sobre os trabalhos manuais realizados pelos artesãos e o compromisso da Prefeitura de Pinheiral em incentivar  essa manifestação cultural na cidade.

-  Sabemos que muitos desses artesãos, fazem do artesanato a sua fonte de renda principal e isso aponta a importância dessas artes para a economia e fomento do turismo. Nós da secretaria da Semecult estamos à disposição para promover e preservar as tradições artesanais locais, visando enriquecer ainda mais a vida cultural e comunitária dos cidadãos- destacou a diretora.

A artesã, Claúdia Maceió, falou sobre a forma que foi acolhida pelo grupo e o privilégio em poder representar o município com o artesanato.

- Nossos artesãos têm muito potencial e cada um possui um diferencial. Hoje o artesanato para mim não se resume apenas em dinheiro, mas sim em um compromisso de buscar mulheres que estão em casa para mostrar seu talento- pontuou a artesã.