Prefeitura de Pinheiral promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura

Evento acontecerá na Praça Luiz Gonzaga

O dia Mundial da Agricultura foi celebrado em 20 de março e para comemorar a data, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural (Semader), promoverá no próximo sábado, 13 de abril, na Praça Luiz Gonzaga, a partir das 08 horas, a tradicional Feira dos Produtores Rurais, que desta vez contará com uma programação especial.

O evento estava agendado para ocorrer em 23 de março, porém, devido às previsões de fortes chuvas em todo o Estado do Rio de Janeiro emitidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi necessário adiá-lo para a presente data.Parte superior do formulário

Dentre as atrações, estão mais uma edição da Feira de adoção de animais em parceria com o Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), que disponibilizará cerca de 10 animais entre cães e gatos para adoção, além de oficinas de compostagem e plantas alimentícias não convencionais (panc´s),  comercialização de verduras, legumes e plantas ornamentais, apresentação e aula experimental de Capoeira Angola- Caroço de Dendê com o mestre Alder Silveira, às  11h, entre outros.

A pré-inscrição nas oficinas e na aula experimental devem ser realizadas pelo telefone: (24) 999870168, informando nome completo e telefone para contato, ou no dia do evento. As inscrições via WhatsApp podem ser feitas até sexta-feira, 12, às 16:30h.

De 8 ao meio-dia acontecerá a comercialização de verduras, legumes, açafrão da terra e plantas ornamentais e no mesmo horário, a  venda de doce, queijo e biscoitos do Instituto Federal do Rio de Janeiro. (IFRJ).

Às 9h00, será realizada a oficina de compostagem doméstica, com Bárbara do Carmo e Francinne Pimentel, técnicas agrícolas e biólogas e às 10h00, a oficina de panc´s, que será ministrada pela técnica em meio ambiente e estudante de biologia, Reginalda Leandro e para encerrar as atividades, às 11 horas, apresentação e aula experimental de Capoeira angola, com a Escola de Capoeira Angola Caroço de Dendê com mestre Alder Silveira e feira de artesanato.

A prática da agricultura teve início há mais de 10 mil anos, dando origem às primeiras civilizações e continuando até os dias atuais. A partir dela, são produzidos alimentos que sustentam milhares de pessoas, bem como diversos produtos primários utilizados em indústrias, comércios, laboratórios farmacêuticos e outros setores, contribuindo significativamente para a subsistência humana e para a economia global.

Vale destacar que os interessados na adoção do companheiro de quatro patas, devem levar o documento de identidade, CPF, um comprovante de residência e ser maior de 18 anos.

De acordo com o secretário da pasta, Fábio Nogueira, o evento visa reconhecer e valorizar o papel fundamental dos agricultores na cidade.

"É uma oportunidade de celebrarmos o trabalho árduo dos nossos agricultores, que se dedicam diariamente para proporcionar alimentos frescos e saudáveis. O evento contará com diversas atividades e esperamos que a população também compareça para essa comemoração” disse o secretário.