Prefeitura de Pinheiral promove palestra sobre Amamentação para gestantes e profissionais de saúde

Os participantes receberam informações sobre o aleitamento materno

Para encerrar o Mês Mundial da Amamentação, o “Agosto Dourado”, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, realizou rodas de conversas e palestras para gestantes e servidores do município. A primeira palestra aconteceu na última segunda-feira, 28, na  Maternidade do Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves para os funcionários e complexo hospitalar. O tema foi “Apoie a Amamentação, Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”, cujo objetivo foi reforçar aos profissionais conhecimentos sobre a prática do aleitamento, bem como habilidades para orientação e suporte da mãe, do bebê e da família.

A roda de conversa foi ministrada pela enfermeira obstetra coordenadora da maternidade, Carolina Albertoni, coordenadora médica e obstetra da maternidade, Cristina Baptista, consultora em aleitamento materno, Juliana Nascimento e a também enfermeira neonatologista pediátrica, Márcia Bastos.

Na quarta-feira,30, a palestra foi realizada para gestantes no Ambulatório do Hospital Municipal e assuntos como a importância do aleitamento materno para o bebê, principalmente até os seis meses de vida, benefícios que a amamentação proporciona na proteção de doenças infecciosas, obesidade infantil, índices cognitivos, além das dificuldades enfrentadas pelas mães até alcançar a pega correta foram alguns dos temas abordados.

O aleitamento materno previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

As atividades de incentivo ao aleitamento materno iniciam nas unidades de Saúde Básica da Família(UBSF), com orientações através das consultas de pré-natal, onde são passadas informações e orientações sobre a amamentação. Na maternidade as mães são incentivadas ao aleitamento materno exclusivo ao receber cuidados diários de uma equipe multidisciplinar, sendo assim conscientizadas sobre os benefícios do aleitamento tanto para mãe quanto bebê.

Na segunda-feira, participaram da atividade, o prefeito Ednardo Barbosa e o secretário de Saúde Everton Alvin, técnicos em enfermagem e profissionais da saúde.

O prefeito Ednardo Barbosa destacou a importância da oficina para os servidores.

- Abordar esse assunto é essencial, principalmente por estar ligado diariamente ao trabalho que eles prestam à população a mãe e bebê antes e após o nascimento. Os profissionais, médicos e enfermeiros da nossa maternidade realizam um excelente trabalho de acompanhamento e orientação às mães sobre a amamentação. Conhecimento nunca é demais e esperamos que a equipe continue na realização desse belíssimo serviço- destacou.

Para o secretário da pasta, Everton Alvin, o ato de amamentar reforça a promoção e prevenção na saúde.

- Nosso objetivo é trabalhar a prevenção e promoção através de medidas simples como a amamentação. Uma das alternativas para promover qualidade de vida é apoiar as mães no quesito amamentação. Sabemos que muitas delas não possuem qualquer rede de apoio e neste momento, precisamos orientar nossos profissionais para ajudá-las e passar mais confiança no ato de amamentar- disse.

A enfermeira obstetra e coordenadora de maternidade Municipal, Carolina Albertoni, explicou que a amamentação, apesar de ser um processo natural, nem sempre é fácil. Mas é importante persistir e não dar mamadeira nem chupeta para a criança, estimulando o bebê a sugar.

- Muitas mães acabam deixando de amamentar seus filhos por conta de dificuldades de manejo na hora amamentação, o que acarreta fissuras nos mamilos e dor. Fatores que podem ser evitados com as orientações feitas durante o pré-natal, pelos profissionais- afirmou.

Yasmin Albuini, de 23 anos, com 37 semanas de gestação, afirma que a palestra motiva as mães à prática da amamentação e que possibilita aprender novas informações.

- Acho de devida importância o aleitamento materno, acho que é fundamental para a implementação efetiva de desenvolvimento sustentável tanto da criança quanto da mãe também que está se redescobrindo . Eu tenho três filhos agora, e no primeiro eu não consegui passar dos dois meses amamentando , mas no segundo já amamentei até três anos. Então tudo é fase, tem mães que conseguem e tem outras que tem mais dificuldade, passei pelos dois processos e é muito importante participar- expressou.