Prefeitura de Pinheiral promove palestra sobre o Uso Racional de Medicamentos

O uso excessivo e indevido resulta em riscos para a saúde

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi celebrado no último dia 5 de maio e em alusão a data, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, no próximo dia 24 de maio, a partir das 14 horas, uma palestra aberta ao público sobre o Uso Racional de Medicamentos. O evento acontece na Academia de Saúde, localizada na Rua Helena Corrêa de Miranda, número 1000, Centro. A palestra será ministrada pelo farmacêutico atuante na Casa de Saúde Santa Maria e Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Ricardo Careli.

A automedicação é uma prática que pode trazer danos à saúde e se caracteriza pelo uso de medicamentos sem prescrição médica e sem reavaliação. O objetivo da palestra é dar visibilidade ao tema e às suas implicações na sociedade e para participar não é necessário realizar inscrição.

A coordenadora da Academia da Saúde, Pricilla Careli, enfatizou a importância do evento para a conscientização da população para que estejam cientes dos riscos e saibam como utilizar os medicamentos corretamente.

- Ao realizar a avaliação anual dos alunos da Academia, podemos perceber as dificuldades deles em saber o nome e a forma de uso de suas medicações. Desta forma vimos a necessidade de abordar o tema, pois o uso correto das medicações possibilita o controle das doenças como hipertensão e diabetes, que são comuns em nossos alunos- destacou a coordenadora.