Prefeitura de Pinheiral promove treinamento para os Agentes de Combate às endemias (ACE) contra à dengue

A atividade prepara os agentes na prevenção do mosquito Aedes aegypti nos bairros onde atuam

Os Agentes de Combate às endemias (ACE) de Pinheiral estão participando de uma capacitação sobre a importância do combate das formas imaturas do Aedes aegypti (ovo, larva e pupa) e mosquito adulto transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As palestras, ministradas pelos técnicos da DIVCV-SES/RJ (Divisão de controle de vetores da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, seguem até a próxima sexta-feira, 26. A ação é realizada pela Prefeitura de Pinheiral, em parceria com a Secretaria de Saúde e contempla os 14 agentes de saúde do município.

O objetivo do treinamento é repassar aos agentes, conhecimentos e habilidades necessários para que eles possam identificar, monitorar e controlar a propagação dessas doenças, promovendo a saúde da população e reduzindo os impactos dessas endemias. Vale ressaltar que é essencial que a população esteja engajada nesse processo, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água parada.

O treinamento serve como reciclagem para os antigos agentes e como parte do processo seletivo dos convocados do concurso recentemente realizado no município. Estão ministrando as atividades os técnicos da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (DIVCV-SES/RJ), Alexandre Corrêa, Marcelo Paixão, Edson Colli e Gesse Ribeiro.

De acordo com o técnico da DIVCV, Alexandre Corrêa, as ações de monitoramento e inspeção sanitária são fundamentais para identificar e eliminar os focos criadouros do mosquito.

- Os agentes são treinados para engajar e educar a população local, informando sobre medidas de prevenção, eliminando criadouros de mosquitos, promovendo a limpeza e o saneamento ambiental e estimulando a busca por cuidados médicos em casos de sintomas relacionados às doenças. Por esses motivos é muito importante a participação de cada um deles nessa capacitação - disse o técnico.