Noticias

Professores de Pinheiral são destaque em concurso de práticas educativas inovadoras

Iniciativa valoriza o protagonismo docente e reconhece projetos criativos que transformam a aprendizagem

 

A Secretaria de Educação e Inovação de Pinheiral anunciou os vencedores do primeiro concurso de práticas educativas inovadoras promovido pela rede municipal. O concurso “Corações Inovadores: Criando o Amanhã” teve como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, destacando o protagonismo dos profissionais da educação na construção de uma escola pública mais criativa, afetiva e transformadora.

 

O primeiro lugar foi conquistado pela professora Nathalia Costa dos Santos, da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, com o projeto “Escape Room: Vozes do Silêncio”, que obteve 491 pontos. A proposta se destacou pelos altos índices nos critérios de Inovação e Criatividade e Impacto na Aprendizagem, utilizando a metodologia de escape room para engajar os alunos de forma inédita e significativa.

 

O segundo lugar ficou com a professora Inara Faria Fernandes, da Escola Estadual Municipalizada Laudelino Alexandre, com o projeto “Raízes e Rotas: Histórias que partem, culturas que ficam”, que alcançou 480 pontos. A prática foi reconhecida pela relevância pedagógica, inovação e participação da comunidade escolar, que superou os limites geográficos, explorando conexões culturais.

 

O terceiro lugar, com 461 pontos, foi para a professora Beatriz Gama de Oliveira, da Escola Municipal Paulo Freire, com o projeto “Trilhando Saberes: Recomposição e progressão das aprendizagens por meio da leitura e da escrita”, destacando-se no critério impacto na aprendizagem, tudo isso de forma lúdica, sensível e constante.

 

A superintendente pedagógica da secretaria, Lucrécia Souza, parabenizou as vencedoras. “Este concurso é a prova de que a nossa rede é um espaço vivo de construção coletiva e afeto. Os Corações Inovadores dos nossos educadores estão, de fato, criando um futuro melhor. As práticas vencedoras são inspiração para toda a nossa comunidade escolar, evidenciando o comprometimento com uma educação pública, criativa e transformadora”, afirmou.

 

Os educadores premiados receberão reconhecimentos especiais: o primeiro lugar ganhará uma hospedagem de duas diárias em Penedo, com acompanhante; o segundo lugar será agraciado com um jantar no Restaurante Verdejo, em Piraí; e o terceiro lugar receberá uma cesta de café da manhã.

 

O evento solene de premiação e homenagem aos educadores acontecerá no dia 14 de novembro, no UniFoa. Na mesma data e local, a Secretaria Municipal de Educação e Inovação também vai realizar a premiação do festival de curtas-metragens “EduCannes - Refletindo o Presente e Construindo o Futuro”, voltado para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O festival, com inscrições abertas até dia 23, tem como objetivo estimular a produção audiovisual, valorizar a criatividade, fortalecer a cidadania digital e incentivar a reflexão crítica sobre temas sociais, culturais e ambientais.