Noticias

Sistema do CadÚnico passa por atualização e estará temporariamente indisponível

O Cadastro Único é essencial para ter acesso aos programas sociais do governo, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), informa aos usuários que o sistema do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) estará indisponível para inclusão, atualização ou consulta, dos dias 26/01/2024 a 29/01/2024. O motivo é a atualização do sistema e a previsão de retorno é no próximo dia 31 de janeiro, quarta-feira. O município de Pinheiral possui 5.431famílias inseridas no cadastro único. Atualmente 2.927são beneficiárias do Bolsa Família na cidade.

 

Criado pelo Governo Federal em 2001, o CadÚnico é a central de informações que o governo utiliza para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Somente com o Cadúnico é possível que cidadãos possam participar de programas sociais do governo como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

 

Podem participar do programa as famílias de baixa renda, que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Também podem se cadastrar famílias com renda mensal total de até três salários-mínimos, famílias com renda maior que três salários-mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo e pessoas que moram sozinhas ou vivem em situação de rua.

 

Para se cadastrar, basta comparecer  aos Centros de Referências em Assistência Social (Cras) do bairro residente, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas e levar alguns documentos como, identidade, comprovante de pessoas físicas (CPF), título de eleitor, comprovante de residência e os documentos de todos os familiares que moram na residência. Todas as pessoas da família que moram no mesmo local e dividem renda devem estar cadastradas. Vale ressaltar que só é aceito documento original.

 

A secretária da pasta, Patrícia Rivello, afirma que em decorrência da atualização do sistema, os serviços como atualização cadastral, atendimento do Cadastro Único, cadastros e recadastros ficam impossibilitados de serem realizados.

 

- Temos a certeza que podemos contar com a compreensão da população. É uma atualização necessária e as equipes estão à disposição para tirar quaisquer dúvidas- disse.