Prefeitura faz parceria para oferecer qualificação Profissional para Jovens

Saiba mais!

Na próxima segunda-feira (19/03), às 14 horas, acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiral a aula inaugural do Projeto Empresa Amiga (PEA). O objetivo é movimentar empresas que abracem causas sociais, na execução de programas e projetos vinculados a Inclusão Produtiva. O projeto visa dar oportunidade de qualificação profissional aos jovens atendidos por programas sociais de Pinheiral, principalmente usuários inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

O projeto-piloto que será lançado na gestão do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, foi elaborado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pinheiral através das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico com a empresa RKP – Serviços Metrológicos e Inovação LTDA –ME.
A população em vulnerabilidade pessoal e social é o público alvo do projeto. Ou seja, os jovens nas faixas etária de 14 a 26 anos, egressos e/ou em comprimento de medida socioeducativa, com o perfil de baixa escolaridade, evasão escolar, famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família e famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção de Atendimento Integral as Famílias (PAIF).
A Empresa RKP é a primeira empresa parceira do projeto. A reunião de apresentação do Projeto Empresa Amiga com representantes das secretarias foi realizado no último dia 26. O próximo passo é mapear e convidar outras empresas que tenham o interesse em oferecer treinamentos de curta duração de caráter profissionalizante aos jovens munícipes com o objetivo de sensibilizá-lo a buscar oportunidades no mercado de trabalho.
Visando estimular o interesse dos jovens, os treinamentos possuem módulos práticos e, ao término uma visita técnica para consolidar a teoria x prática. O projeto terá a duração de seis meses e será dividido em quatro módulos (Módulo 01: Fundamentos da Metrologia. Módulo 02: Controle de Qualidade. Módulo 03: Desenvolvimento pessoal e social e Módulo 04: Desenvolvimento profissional).
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, elencou as perspectivas futuras do projeto.
Em conjunto com os treinamentos, buscaremos estruturar seminários com a participação de empresários da região. Assim, os jovens poderão ouvir depoimentos e relatos de experiências vividas e o que se espera dos profissionais da região. No futuro pretendemos ampliar o projeto para adultos e jovens que não são assistidos por programas sociais, porém apresentam dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Além de desenvolver os usuários na parte profissional e pessoal, para que consiga emancipação e autonomia enquanto sujeito de direitos e deveres. Cada empresa parceira receberá o Selo de Contribuição Social, disse Patrícia.