Moradores de Pinheiral são beneficiados em Mamógrafo Móvel

O serviço de Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde, chegou em Pinheiral nesta terça-feira (19/06) e ficará até hoje (20/06), na Praça Teixeira Campos, no Centro. O caminhão realizará cerca de 120 mamografias e 60 ultrassonografias de mama. O serviço está sendo prestado graças a uma parceria do Governo do Estado, através do Deputado Estadual Gustavo Tutuca, e a Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que esteve no local nesta manhã comemorou mais essa conquista para a saúde. Queria agradecer ao ex-secretário de Saúde do Estado, Dr. Luizinho (Luiz Antônio Teixeira Junior) e ao amigo e parceiro de todas as horas Gustavo Tutuca, que intermediou a vinda do caminhão para Pinheiral. É muito importante porque conseguimos diminuir as demandas da secretaria de Saúde na área dos exames de mamografia e ultrassonografia de mama, declarou.

Criado em 2009, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS.

O Deputado Estadual Gustavo Tutuca disse ter ficado feliz em contribuir com a população de Pinheiral. Cumprindo com o meu compromisso com a população de Pinheiral, ajudando os municípios, trabalhando junto ao Governo do Estado para levar melhorias para o interior. Fico feliz de receber este relato do prefeito Ednardo Barbosa, e ver mais uma ação nossa tendo retorno efetivo na vida das pessoas. Vamos em frente, disse Gustavo Tutuca.

O Secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim, destacou a importância do serviço. O Mamógrafo Móvel do Estado vem para fechar um mês importante para a Secretaria de Saúde. Somando o mamógrafo do Estado e o outro, que contratamos com recursos próprios, conseguimos proporcionar cerca de 400 mamografias para a população de Pinheiral, disse Alvim.

O outro serviço que o secretário de Saúde se refere, foi uma Unidade de Saúde Móvel, que realizou exames de mamografia e ultrassonografia de mama para a população, como parte do projeto Prefeitura em Ação, que fez parte das comemorações dos 23 anos de Pinheiral. A unidade permaneceu uma semana na Praça Teixeira Campos, realizando os procedimentos agendados pela secretaria.

Era uma promessa nossa de campanha e conseguimos ajudar a população para que não precise se deslocar do município para realizar serviços importantes como esses, frisou o prefeito Ednardo Barbosa.

AGENDAMENTO - Os agendamentos dos serviços de exames de mamografia e ultrassonografia de mama, feitos pelo Mamógrafo Móvel, foram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. A secretaria recebe o pedido médico do paciente, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES e informa os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente, para que eles sejam encaminhados ao seu médico.

O secretário de Saúde frisou que as pessoas que já possuem encaminhamento para esses exames na secretaria e, que ainda não foram chamadas, que procurem o órgão. Em alguns casos, as pessoas mudam o telefone ou até mesmo o endereço e não conseguimos fazer o contato. Pedimos que as pessoas procurem a secretaria para que possamos agendar esses exames, alertou.

A secretaria de Saúde fica na Rua Nini Cambraia, nº 170, no Centro.