Escola Miguel Barbosa Junior desenvolve projeto para ensinar valores e combater o bullying

Respeito, empatia e responsabilidade são os pilares da iniciativa
A Escola Municipal Miguel Barbosa Junior, que funciona em tempo integral em Pinheiral, lançou um projeto pedagógico com foco na formação de seus alunos: “De A a Z aprendo valores que mudam o meu viver!”. A iniciativa busca orientar e sensibilizar crianças e responsáveis sobre temas essenciais como respeito, empatia, paciência, solidariedade e responsabilidade, além de prevenir práticas como o bullying e o ciberbullying.
O projeto surgiu da percepção da equipe escolar sobre a necessidade de trabalhar valores fundamentais no cotidiano. A proposta envolve rodas de conversa, oficinas, atividades lúdicas e momentos de reflexão com os alunos e suas famílias, promovendo uma cultura de diálogo e escuta.
Na oficina de informática, a professora Daiane Freitas tem abordado o ciberbullying, um tipo de violência muitas vezes invisível aos olhos dos adultos. Segundo ela, é essencial que as famílias estejam mais atentas ao que acontece no ambiente virtual - “Percebo que muitos pais não compreendem o impacto que o uso excessivo das telas e os jogos violentos podem ter sobre o comportamento das crianças. O ciberbullying acontece de forma silenciosa, e as crianças muitas vezes não sabem como reagir ou a quem recorrer”, afirmou a professora.
A diretora da unidade, Simone Guilherme, reforça que o projeto nasceu de uma necessidade percebida no dia a dia da escola e representa um passo importante - “Educar vai muito além de ensinar conteúdo. Precisamos formar cidadãos conscientes, que saibam conviver com o outro de forma respeitosa. Esse projeto será de imensa importância para nossa escola este ano” - destacou.
Com ações ao longo do ano letivo, a expectativa da escola é que o projeto “De A a Z aprendo valores que mudam o meu viver!” contribua significativamente para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, fortalecendo os laços entre alunos, educadores e famílias.