1º Dia do Empreendedorismo Jovem de Pinheiral reúne cerca de 180 alunos

Evento reuniu profissionais da área, professores e estudantes

O 1º Dia do Empreendedorismo Jovem de Pinheiral, realizado no último dia 26, quarta-feira, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, foi considerado um sucesso. A ação, realizada pela Prefeitura de Pinheiral, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Juventude, Lazer e Turismo (SEMECULT), Educação e Desenvolvimento Econômico, recebeu os estudantes do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira,  da  Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, Ciep Dom Martinho Schlude 291 e a Escola Municipal Rosa Conceição Guedes.

O objetivo do evento foi promover e apresentar o acesso dos jovens às oportunidades no desenvolvimento sustentável do país com a disponibilização de ações diretas ao mercado de trabalho, atividades culturais, Economia Criativa, atendimentos informativos e de direcionamento.

Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita Sediene Maia, a Secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa, os secretários de Desenvolvimento Econômico Júlio Barbosa, de Educação, Fernando Cabral, o Gestor de Juventude, Sílvio Nogueira , o Vereador Leonardo Barros, além do diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio de Janeiro(IFRJ), Marcos Fábio, da Analista de Negócios do SEBRAE, Carolina Carvalho e Renata Alarcão, a Coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, as representantes da Faculdade á Distancia, UNIUBE/INFORPIL ,Jéssica Araújo e Marcilene Brandão,  da UNICESUMAR/ITEC, Renata Lopes e Luis Felipe Mota, a Professora Clarisse Netto e o Professor Douglas Gonçalves / UNIFOA(Centro Universitário de Volta Redonda).

De acordo com a vice-prefeita Sediene Maia, o evento proporcionou aos estudantes novas chances de conhecer outras empresas e trocar ideias sobre a cultura empreendedora e as soluções inovadoras.

-O momento foi muito importante, principalmente pela relevância do tema. Os jovens possuem facilidade em manusear as redes sociais e o empreendedorismo é uma excelente oportunidade para aprenderem e estarem atentos as novas vagas de emprego e de estudos- afirmou a vice-prefeita.

Para a Secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa, a ação visou apresentar aos estudantes as ferramentas necessárias para o aprendizado e evolução nessa área, que os estudantes exponham as dúvidas e conheçam parcerias que possam ajudá-los a obterem um sucesso profissional.

-Foi uma oportunidade para os jovens encontrarem dentro de cada um suas habilidades. As dicas e sugestões vão possibilitar que eles esclareçam dúvidas e levantem informações que irão auxiliá-los em seu crescimento profissional e pessoal- disse a secretária.

Para o secretário de educação, Fernando Cabral, o encontro possibilitou maiores oportunidades de conhecimento e envolvimento profissional com a área de interesse individual de cada um.

-Esse encontro foi realizado visando o crescimento dos estudantes. Esperamos que eles tenham aproveitado e desfrutado de cada momento, que eles saiam daqui com uma perspectiva de sucesso e muito produtiva para cada um deles- frisou o secretário.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, os projetos realizados possuem o objetivo de auxiliar os jovens na busca pela primeira oportunidade no mercado de trabalho e apresentar diversos cursos que possam os interessar, buscando assim uma especialização na área.

-As nossas secretarias buscam sempre desenvolver ações e projetos que beneficiem os estudantes, pois sabemos das dificuldades que eles enfrentam, por muitas vezes não terem recebido nenhum tipo de orientação envolvendo o mercado de trabalho e suas oportunidades. Foram apresentados diversos cursos disponíveis que eles poderão realizar e consequentemente se especializarem no futuro- declarou o secretário.

O vereador Leonardo Barros, acredita que a oportunidade que os jovens tiveram de participarem do evento, propiciou amadurecimento profissional e vai abrir novos caminhos.

-O assunto abordado é pouco tratado nas salas de aula, nas graduações e isso precisa mudar. Esses jovens poderão sair daqui abastecidos e que eles possam colocar em prática os pontos estratégicos para adquirirem um sucesso na vida profissional e pessoal daqui em diante- disse o vereador.

O Gestor da Juventude, Sílvio Nogueira, o evento foi produtivo e possibilitou aos participantes visualizar com mais clareza sobre o assunto.

-O Evento foi maravilhoso. O foco, vontade e entusiasmo dos alunos foi de encher os olhos. Eventos como esse mostram a importância de atividades extracurriculares. Só temos que agradecer a eles e a todos os parceiros que estiveram juntos nessa empreitada. Como agentes públicos temos por obrigação ofertar ações que possam de alguma forma fazer diferença na vida de cada um. Tenho certeza de que conseguimos colocar uma faísca na cabeça de cada aluno que esteve com a gente. Agradecer aos secretários Fernando e Júlio pelo apoio em mais um evento. A secretária Aline e os demais funcionários da Cultura, comunicação e Informática que foram fundamentais para que o evento fosse realizado. Ao prefeito Ednardo e a Vice Sediene por sempre nos apoiarem- afirmou o gestor.