Prefeito participa de comemoração de Fundação do Programa de Saúde Mental

Confira!

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, participou da comemoração dos 14 anos da implantação do Programa de Saúde Mental de Pinheiral que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial Aline de Paula Valente Oliveira, no bairro Paraíso. O evento realizado na manhã desta quinta-feira (17/08) contou com a presença de membros da equipe de governo, do secretário de Saúde, Everton Alvim, funcionários, pacientes e familiares.

Em seu discurso o prefeito reafirmou o compromisso de buscar melhorias para a unidade e destacou as ações já realizadas neste ano como a reforma do Centro de Atenção Psicossocial Aline de Paula Valente Oliveira.

"Eu tenho muito a agradecer essa unidade e toda a sua equipe, pois quando fui secretário de Saúde, aprendi muito com vocês. Gostaria de parabenizar a equipe de manutenção do hospital que realizou melhorias na unidade do CAPS com a reforma e pintura e a questão do veículo - que retomou para atender exclusivamente ao Caps, sem depender da liberação do hospital. Quero reafirmar o compromisso que temos com os usuários e, dizer que, o que pudermos fazer para atender, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, nós faremos", disse Ednardo.

Já o coordenador do CAPS, Luiz Cláudio da conceição, relembrou a história da unidade e da importância dos trabalhos realizados em Pinheiral.

"A unidade passou por diversos momentos desde sua criação, em 2003, quando foi instalado como Unidade de Saúde Mental. Em 2008 foi credenciada como CAPS 1, pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado, passou a ter um caráter aberto e comunitário atendendo pessoas de todas faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistente, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida", disse Luiz.

"Já no ano de 2010, quando o Ednardo Barbosa, era secretário de Saúde, foi criado o Ambulatório de Saúde Mental, que é mais um importante braço do CAPS, onde são atendidos adultos crianças e adolescentes em situações de menor gravidade", disse o coordenador.