PREFEITOS E CISMEPA VÃO AO RIO DE JANEIRO PARA PRIMEIRA REUNIÃO COM NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE

Confira!

Os prefeitos de Pinheiral, Ednardo Barbosa, Rio Claro, José Osmar, Porto Real, Ailton Marques, Piraí, Luiz Antônio e demais membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (CISMEPA) foram ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (05/04), para participar da primeira reunião junto ao novo o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o médico anestesista Dr. Edmar Santos, na sede do órgão. Além de conhecer as demandas dos municípios, o pedido para o funcionamento pleno do Hospital Regional do Médio Paraíba e o histórico de atuação realizado pelo Cismepa, o secretário de Estado também pode dar boas notícias com relação a algumas ações previstas pelo Estado, como o retorno do pagamento de repasses como o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior.

O objetivo de todos nós, enquanto prefeitos e representantes dos nossos municípios é, um só: buscar junto ao Estado melhorias na Saúde para as cidades da nossa região. Como prefeito e presidente do CISMEPA, - representando os 12 municípios que compõem o Médio Paraíba-, entre as solicitações falamos sobre a nossa dificuldade quanto a oferta de vagas de UTI, a necessidade de maior proximidade com o Sistema de Regulação, o funcionamento pleno do Hospital Regional do Médio Paraíba. Ficamos satisfeitos em ouvir do secretário de Estado, sobre as ações previstas como o retorno do pagamento do PAHI (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior), investimentos na atenção básica e maior investimento no Hospital Regional com relação ao oferecimento de serviços para o tratamento ao câncer com a criação do Centro de Diagnóstico de Biopsia, disse o prefeito de Pinheiral e presidente do CISMEPA, Ednardo Barbosa.

Temos primados por princípios e um deles é pela regionalização. Estabelecemos uma equipe para fortalecer nossas representações na região e para fazer essa integração das necessidades dos municípios com a nossa subsecretaria de assistência e, estamos avançando nessa questão. Um das estratégias é chamar todos os secretários municipais para conversar, a ideia é construir uma política junto com os secretários e consórcios, entender quais são os anseios e as necessidades. Como Estado, tomamos a iniciativa de recuperar o pagamento de compromissos como o SAMU, a UPA, a Farmacêutica. Estamos avançando em um estudo para a Atenção Básica e o PAHI, disse o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o médico anestesista Dr. Edmar Santos.

O presidente do CISMEPA falou ainda sobre a expectativa sobre o próximo encontro, acordado em reunião, que acontecerá com representantes dos três poderes: Municipal, Estadual e Federal. A previsão é que seja realizado ainda neste mês de abril.

A reunião também nos deixou otimista quanto a sua fala de que, a atual gestão a frente da Saúde do Estado, deseja trabalhar em conjunto com os municípios, para fazer um novo modelo de gestão para gerir o Hospital Regional e, ainda pelo compromisso assumido por ele, em intermediar uma nova agenda reunindo os representantes dos municípios e o Estado junto com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para levarmos outras solicitações, que também vão atender nossas cidades, disse Ednardo.

Também estiveram presentes os secretários de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto e Barra do Piraí, Juberto Folena de Oliveira Júnior, de Piraí, Maria da Conceição de Souza Rocha , de Pinheiral, Everton Alvim, de Rio Claro, Maria Augusta Monteiro Ferreira e o coordenador do Cismepa , Rodrigo Lage.