PREFEITURA INTENSIFICA AÇÃO PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI EM PINHEIRAL

Confira!

Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma ação conjunta de inspeção de imóveis nos bairros Palmeiras, Ipê e Cruzeiro, no último sábado (27/04). O objetivo foi identificar e eliminar focos de proliferação de mosquitos no maior número de residência, uma vez que, muitas casas permanecem fechadas durante a semana, pois muitos moradores não são encontrados em casa devido ao trabalho.

Outra ação importante que visa também combater o Aedes Aegypti é a retirada de entulho, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A equipe da secretaria está atuando de forma intensificada, desde o início do mês (12/04), realizando roçada e retirada de entulho no bairro Cruzeiro.

O coordenador do departamento de Vigilância em Saúde, Rangel Medeiros, destacou a importância do trabalho de prevenção que pode dever ser realizado todos os dias, principalmente com a participação da comunidade.

Muitos focos foram eliminados e outros foram tratados com larvicida, larvas foram coletadas e encaminhadas para análise. O bairro Cruzeiro apresenta casos de chikungunia e, requer a atenção dos agentes públicos e também da colaboração da população na eliminação dos focos de proliferação de mosquitos, disse Rangel.

Rangel também explicou que, como último recurso no combate ao Aedes, a equipe de combate a vetores do departamento de Vigilância em Saúde utilizará atomizadores para espalhar inseticida em locais com maior número de casos notificados. O uso desses atomizadores só é indicado como último recurso nos casos de epidemia, uma vez que apresenta grande toxicidade para o ser humano e para o ambiente.